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12/05/2016 - 06:51

Atento anuncia  crescimento de 5,6% do Ebitda ajustado, com margem de 11,6% no 1T16

A receita consolidada cresceu 2,5%, a empresa fortalece sua posição de liderança no mercado de CRM/BPO na América Latina. Receita nas Américas subiu 16% suportada por países base e ganhos do setor. Crescimento de 5,6% do Ebitda ajustado, com margem de 11,6%. Foco em liquidez impulsiona melhoria do capital de giro. Reforço de metas financeiras importantes para o ano fiscal 2016.

New York— A Atento S.A. (NYSE: ATTO), maior provedora de serviços de gestão de clientes e terceirização de processos e negócios na América Latina e uma das três líderes mundiais em seu setor, anuncia os resultados operacionais do primeiro trimestre de 2016. Todas as comparações realizadas neste anúncio são de ano-sobre-ano e em moeda corrente, salvo quando há indicação do contrário.

Para Alejandro Reynal, CEO da Atento, “Nós entregamos crescimento de primeira linha no primeiro trimestre, assim como fizemos progressos em nossas prioridades para o ano fiscal de 2016, que incluem: conduzir com o equilíbrio ideal de crescimento, rentabilidade e liquidez; realizar investimentos focados para entregar ainda mais valor aos nossos clientes; e fortalecer ainda mais o nosso balanço. Nós ampliamos nossa posição de liderança em CRM/BPO na América Latina, apoiados pela conquista de novos clientes e crescimento de receita no mix de serviços de valor mais elevado, especialmente no setor de serviços financeiros. Continuamos sendo referência como parceiro para as necessidades de CRM/BPO de nosso clientes, à medida que cada vez mais procuram parceiros com capacidades robustas e solidez financeira”.

Mauricio Montilha, Atento, CFO da Atento, comenta “Nós continuamos a navegar em um ambiente desafiador de crescimento no Brasil, com destaque para forte inflação e significante contração no PIB. Neste contexto, é esperado que nossos principais serviços permaneçam sob pressão, enquanto buscamos oportunidades rentáveis de receita. Somado a isso, enquanto nossas iniciativas de custo e eficiência estão entregando o esperado de alavancagem operacional, movimentos inflacionários continuarão impactando na nossa rentabilidade. Nossos sólidos resultados do primeiro trimestre e vigilância para impulsionar o crescimento rentável, controlar os custos e melhorar a liquidez, nos mantem com a confiança necessária para reafirmar a nossa perspectiva para o ano, com crescimento da receita entre 1% e 5% e margem Ebtida ajustada entre 11% e 12%”.

Resultados operacionais consolidados do primeiro trimestre —A receita cresceu 2,5%, impulsionado por um aumento de 16% nas Américas, que mais do que compensaram um declínio de 5,6% no Brasil e de 5,4% na EMEA. A nossa estratégia de diversificar receita e gerar um crescimento mais equilibrado permaneceu no caminho, com crescimento 6,1% na receita de clientes não-Telefônica, representando 56,2% da receita no trimestre. Este crescimento foi apoiado pela conquista de novos clientes e ganhos de share of wallet no Brasil, em diversos setores e nas Américas, liderado pela conquista de novos clientes em serviços financeiros. De uma perspectiva regional, a receita não-Brasil cresceu 9,7%, atingindo 56,5% da receita total, um aumento de 380 pontos consolidados. Em termos consolidados, a receita da Telefonica diminuiu 1,8% devido à queda no volume no Brasil e EMEA. No entanto, nas Américas, com condições macroeconômicas mais favoráveis, aumentou 14%.

O Ebitda ajustado cresceu 5,6%, enquanto a margem cresceu 30 pontos, para 11,6%.

Como esperado, os resultados financeiros do primeiro trimestre incluíram US$11,5 milhões em itens não-recorrentes, em sua maioria relacionados a ações proativas que visam alinhar a estrutura dos custos com as realidades de condições do mercado, incluindo as atuais e esperadas quedas de volume no Brasil e na Espanha e a aceleração do programa de realocação no Brasil.

O caixa ajustado diminuiu 18,8%, para US$ 0,13, impulsionado por um aumento da despesa líquida de juros, depreciação e uma maior share count (contagem de ações).

O fluxo de caixa livre no trimestre anterior aos juros foi de US$ (26,3), uma melhora de U$2,4 milhões ano a ano, sustentada por uma melhora também no capital de giro. Excluindo os itens não-recorrentes, o fluxo de caixa livre foi melhor em US$9,9 milhões.

A Atento encerrou o primeiro trimestre com liquidez total de $206 milhões e dívida líquida em relação ao Ebitda ajustado de 1,9x.

Perfil— A Atento é a maior empresa de serviços de gestão do relacionamento com clientes e processos de negócios (CRM / BPO) na América Latina e um dos três maiores provedores mundiais com base em seu faturamento. A companhia é também líder em serviços de CRM/BPO para companhias que desenvolvem suas atividades nos Estados Unidos Desde 1999, desenvolveu seu modelo de negócio em 14 países e emprega mais de 160 mil funcionários. A Atento tem mais de 400 clientes aos quais oferece uma ampla gama de serviços de CRM/BPO por meio de múltiplos canais. Seus clientes são empresas multinacionais líderes em setores como telecomunicações, bancário e financeiro, saúde, varejo e administração pública, entre outros. As ações da Atento são negociadas sob o símbolo ATTO NYSE (New York Stock Exchange). Em 2015, foi reconhecida como um dos 25 melhores locais de trabalho multinacionais do mundo pelo Great Place to Work. | www.atento.com.br.

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