Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2016 - 08:14

Joinville recebe 6º Simpósio Brasileiro Regional de Esclerose Múltipla

Encontro promove atualização científica sobre o tratamento da Esclerose Múltipla e da Neuromielite Óptica.

São Paulo — A cidade de Joinville (SC) recebe, no dia 14 de maio(sábado), o 6º Simpósio Regional de Esclerose Múltipla – BCTRIMS Sul 2016. O evento, organizado pelo Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla e Doenças Neuroimunológicas (BCTRIMS), reunirá cerca de 160 participantes, entre médicos, residentes, estudantes de medicina e profissionais da área da saúde, e tem como objetivo prover a atualização científica sobre o diagnóstico e tratamento da E.M e da Neuromielite Óptica.

O simpósio, que tem início às 7h30 e se estende até às 18h, terá em sua programação palestras como a “Importância da Neurofisiologia no diagnóstico e acompanhamento da E.M” e “Terapias Orais para o tratamento da doença”, ministradas pelos médicos neurologistas Dr. Rinaldo Claudino e Dr. Henry Sato, respectivamente. Um bloco de palestras será destinado para fomentar a discussão sobre a Neuromielite Óptica e contará com a participação do neurologista Dr. Marco Aurélio Lana-Peixoto.

A E.M. acomete cerca de 2,3 milhões de pessoas no mundo¹ e é uma doença neurológica inflamatória crônica² em que células do próprio sistema imunológico atacam a mielina, revestimento dos neurônios. A enfermidade pode causar diversos sintomas, como fadiga, tremores, alterações cognitivas e visuais, desequilíbrio etc., dependendo da área do cérebro que foi afetada³. “A doença é erroneamente associada a idosos. Porém, a E.M é mais comum em mulheres jovens, por volta dos 30 anos. Quanto aos sintomas, eles demoram horas ou até alguns dias para se instalarem. Muitas vezes, o paciente não procura ajuda médica para a enfermidade, achando que é apenas uma crise de estresse”, afirma o neurologista Jefferson Becker, presidente do BCTRIMS.

Após o término do 6º Simpósio Regional de Esclerose Múltipla, será realizado um encontro entre médicos, pacientes com E.M e familiares, a fim de discutir as dúvidas mais frequentes sobre a doença. “A decisão de realização deste momento interativo surgiu da solicitação de alguns pacientes com interesse em participar do simpósio. Percebemos então, que deveríamos envolvê-los no evento, assim como já tinha sido feito em outros Simpósios realizados pelo BCTRIMS” informou a Neuropsicopedagoga Áudred C. B. Eboni, que está envolvida na organização do encontro.

Cerca de 60 participantes pré-cadastrados são esperados e o bate-papo será liderado pelas médicas neurologistas Mônica Parolin e Yara Fragoso. “Nesse encontro, os convidados poderão fazer perguntas às especialistas e terão contato com explicações sobre diagnósticos, tratamentos e novas terapias disponíveis no mercado”, salienta o Dr. Marcus Vinícius M. Gonçalves, coordenador do Simpósio Regional BCTRIMS Sul.| www.bctrims.com.br.

O BCTRIMS —Criado em 28 de agosto de 1999, o Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla e Doenças Neuroimunológicas (BCTRIMS) é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por finalidades promover o estudo, a educação, a pesquisa e a divulgação de informações sobre esclerose múltipla e outras doenças neuroimunológicas. | www.bctrims.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira