Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2016 - 08:14

Fundação do Câncer inicia área de Educação com a formação de profissionais em radioterapia

Programa pretende qualificar prestação dos serviços em todo o país.

A Fundação do Câncer ingressa na área de Educação dando início, em junho, ao Programa Nacional de Formação em Radioterapia, em junho, para 22 físicos médicos e 80 técnicos em radioterapia. Os profissionais envolvidos estão, obrigatoriamente, vinculados a estabelecimentos hospitalares públicos ou filantrópicos, contemplados no Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, e a estabelecimentos de saúde privados cadastrados no SUS, das cinco regiões do país. O programa inclui, ainda, a atualização de até 300 médicos radio-oncologistas e físicos. O objetivo é capacitar profissionais para o atendimento de alto nível e aumentar a qualificação dos serviços de radioterapia como política pública para todo Brasil.

A radioterapia é reconhecida como um componente essencial na linha de cuidados da oncologia. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 60% dos pacientes com câncer se beneficiarão dessa terapia em algum momento do seu tratamento. O programa é fruto da aprovação da proposta da Fundação do Câncer junto ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), do Ministério da Saúde.

O diretor executivo da Fundação do Câncer, Celso Ruggiero, reforça que será compartilhado o conhecimento de uma atuação de 25 anos na área da oncologia: . A experiência vivenciada pela Fundação do Câncer em prol do paciente nos permite oferecer cursos de excelência na área de radioterapia e em outras relacionadas ao tratamento da doença.O programa formará profissionais capazes de assumir suas responsabilidades em um ambiente hospitalar, de forma a aplicar os conhecimentos adquiridos para contribuir na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população.

O Programa Nacional de Formação em Radioterapia foi idealizado e desenvolvido na Fundação do Câncer em parceria com o Laboratório de Ciências Radiológicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Para viabilizar o programa, a Fundação captou doações de empresas e pessoas físicas que contaram com o incentivo fiscal por meio do PRONON. O valor arrecadado foi de cerca de R$ 9,5 milhões, que serão destinados a bolsas para os participantes, despesas de passagens, estadias no Rio de Janeiro, desenvolvimento de uma plataforma educacional para gerenciamento do programa e armazenamento de todo o conteúdo didático utilizado, alimentação, além de toda a gestão do curso, com a infraestrutura para aulas teóricas e práticas e o pagamento dos professores.

. Há uma carência enorme de recursos humanos nas áreas de físicos e médicos e especialmente de técnicos para a radioterapia no país. Para atender ao Programa Nacional de Radioterapia, do Ministério da Saúde, e os equipamentos que estão sendo instalados por outras fontes de recursos, o Brasil precisaria de mais 240 técnicos e, pelo menos, 100 físicos. Essa realidade foi determinante para que a Fundação propusesse o Programa Nacional de Formação em Radioterapia - explica o coordenador do programa, professor Carlos Eduardo Almeida Ph.D., físico médico da Fundação e Professor Titular em Física Médica da UERJ.

De acordo com o professor Carlos Eduardo, como resultado da formação e atualização destes profissionais, é esperado que a qualidade dos tratamentos e serviços oferecidos ao paciente com câncer seja aperfeiçoada usando modernas tecnologias que estarão disponíveis. Os resultados da radioterapia apontam para uma taxa de cura de cerca de 50%, isoladamente e mais de 60% quando associada à quimioterapia ou cirurgia. Segundo dados do Inca, são esperados 596 mil novos casos de câncer no país, em 2016.

As inscrições para os cursos de Qualificação Profissional para Técnicos em Radioterapia e de Mestrado Profissional em Física Médica devem ser feitas pelos estabelecimentos de saúde, processo iniciado com o cadastro institucional (http://cancer.org.br/radioterapia). Os candidatos serão submetidos a processo seletivo, detalhado nos editais do programa. As inscrições vão até o dia 15 de maio. O curso para físicos começa dia 21 de junho de 2016 e o dos técnicos no dia 4 de julho de 2016. Até momento, há participantes dos estados do Ceará, Amazonas, Acre, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Radioterapia — A radioterapia é um tratamento que utiliza radiações do tipo ionizantes para destruir ou inibir o crescimento de células anormais que formam um tumor ou um processo inflamatório numa determinada região do corpo. O procedimento tem como principal objetivo curar uma enfermidade que esteja presente ou evitar o seu reaparecimento após a quimioterapia ou cirurgia. Além disso, a radioterapia pode ser utilizada para controlar sintomas, como, sangramento, dores, ou outros causados pela doença.

O PRONON —O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) foi instituído pela Lei 12.715/12 e permite que empresas tributadas pelo lucro real e pessoas físicas optantes pelo modelo de declaração completa destinem até 1% do seu Imposto de Renda para projetos de entidades filantrópicas na área oncológica. As doações a projetos aprovados no PRONON não impedem que empresas utilizem outros mecanismos de dedução fiscal, como Lei Rouanet, Lei do Esporte, Fundo do Idoso, Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) ou o Programa Nacional de Apoio à Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD).

A Fundação do Câncer [cancer.org.br] é uma instituição privada sem fins lucrativos, há 25 anos promovendo ações estratégicas para a prevenção e o controle do câncer em todo país. Atua na promoção à saúde, prevenção, diagnóstico precoce, assistência, cuidados paliativos, educação e pesquisa, além de contar com projetos relacionados a transplante de medula óssea e sangue de cordão umbilical e placentário.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira