Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2016 - 06:01

Central de medição inteligente de energia em Brasília é inaugurada

Eletrobras aposta em monitoramento do consumo na redução de perdas de distribuidora. Siemens fornece tecnologias inteligentes ao Projeto Energia +.

A Eletrobras inaugurou, em Brasília, o Centro de Inteligência da Medição (CIM), parte integrante do projeto de Infraestrutura de Medição Avançada (AMI). O objetivo é aumentar receitas, otimizar os custos operacionais, melhorar a qualidade dos serviços prestados e zerar, até 2018, as perdas anuais com furto de energia em suas seis distribuidoras.

A Siemens é líder do consórcio escolhido para fornecer soluções em Smart Grid para o Projeto Energia +. O projeto tem o alcance nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Piauí, Rondônia e a cidade de Boa Vista, em Roraima, cobrindo aproximadamente 150 mil unidades consumidoras que representam 65% do consumo. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a região tem os maiores índices de perdas não técnicas do País — algumas áreas atendidas pelas empresas do grupo estatal, como a região de Manaus, têm até 32% de perdas.

A Siemens fornece parte do montante de medidores inteligentes, conjuntos de medição e a solução de software para gerenciamento dos dados de medição (Meter Data Management – MDM) para média e baixa tensão, capazes de prover o gerenciamento de informações, detecção de irregularidades, medição de diferentes postos tarifários, disponibilizando todos os dados para as áreas de faturamento e demais sistemas das distribuidoras.

“Para a Siemens é muito importante fazer parte deste programa, fornecendo soluções de medição inteligente a uma região brasileira que apresenta grandes índices de perdas não técnicas da energia distribuída. Temos uma estrutura sólida no país, com dois centros de pesquisa e desenvolvimento em Smart Grids, sendo um deles focado em soluções para detecção de perdas não técnicas, que se tornou referência global da Siemens para o tema”, afirmou o CEO da Siemens no Brasil, Paulo Stark.

O sistema instalado pelo consórcio, formado pela Siemens, Itron e Telemont, tem capacidade para monitorar até 600 mil unidades consumidoras. Ele identifica com rapidez alterações no consumo de energia que possam indicar possíveis fraudes a qualquer hora do dia.

Os dados de medição são coletados em todas as unidades consumidoras atendidas em toda a área de concessão sem a necessidade de leitura local. Imediatamente, esses dados são enviados por uma rede de comunicação dedicada até o Centro de Inteligência da Medição (CIM) e aos Centros de Supervisão Regionais (CSRs). O CIM e os CSRs são responsáveis por interpretar os dados coletados, identificando potenciais fraudes e erros de medição. Após a interpretação dos dados, os CSRs realizam as verificações e correções oriundas do CIM. “Na parte dos grandes consumidores o sistema praticamente protege a arrecadação das seis distribuidoras. Os ganhos abrangem também o planejamento de expansão e modernização da rede”, afirma o diretor Comercial da Eletrobras Distribuição, Luiz Armando Crestana.

“As tecnologias Smart Grid que serão implementadas neste projeto serão capazes de agregar valor e aperfeiçoar o serviço prestado ao consumidor final, melhorando a confiabilidade e excelência do sistema. A Eletrobras também poderá contar com uma melhor gestão dos processos comerciais, acompanhando as atividades de medição, faturamento, detecção de fraudes, e qualidade de energia em tempo real”, completa Guilherme Mendonça, diretor geral da divisão Energy Management da Siemens no Brasil.

Grupo Siemens no Brasil —A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas pelas divisões: Power and Gas; Wind Power and Renewables; Power Generation Services; Energy Management; Digital Factory; Mobility; Building Technologies; Healthcare; Process Industrial and Drives. A empresa é líder no fornecimento de equipamentos médicos para diagnóstico por imagem, como tomógrafos computadorizados e ressonância magnética, bem como diagnóstico laboratorial. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 12 fábricas e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira