Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2016 - 06:44

Odeon comemora 90 anos e 1º ano de funcionamento como Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro


Data será marcada pela sessão especial do filme “Mais forte que o mundo – A história de José Aldo”, no dia 18 de maio(quarta-feira).

Rio de Janeiro—O mais antigo cinema do Rio chega aos 90 anos em grande estilo. Depois de voltar à administração do Grupo Severiano Ribeiro, que revitalizou totalmente o espaço, criando o Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, o Cine Odeon comemora também um ano de retorno à cena cultural carioca. Criado em maio de 2015, o Centro Cultural exibiu mais de 500 filmes nacionais e internacionais, que atraíram cerca de 100 mil espectadores em 1.256 sessões.

“Ícone na Cinelândia, o Cine Odeon, hoje Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, faz parte do patrimônio histórico e afetivo do Rio. Vê-lo completar 90 anos em plena atividade é motivo de orgulho para todos nós e mais um marco na história do Grupo, que já se prepara para seu centenário em 2017”, conta Luiz Severiano Ribeiro, presidente do Kinoplex, marca de exibição de cinema do Grupo Severiano Ribeiro.

À frente do Centro Cultural como diretor de programação, Sérgio Sá Leitão comemora o primeiro ano de funcionamento e fala do desafio de comandar o empreendimento. “O Cine Odeon foi criado em 1926, tem apenas uma sala com 550 lugares e se tornou o último cinema da Cinelândia. Sua importância para a cidade e para o cinema brasileiro é imensa. Graças às parcerias que fechamos, conseguimos obter bons resultados a partir de uma programação diversificada e relevante”, conta.

Ao todo, o Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro sediou 13 festivais, incluindo o Festival do Rio e o Varilux de Cinema Francês, 23 pré-estreias e cinco cineclubes. No período, importantes parceiros também foram conquistados, como ANCINE, PUC Rio e Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, entre outros. Com o charme de antigamente e o conforto e a qualidade que se exige hoje em dia, o Cine Odeon — Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro é um dos poucos espaços do Rio que oferecem projeção 4K de última geração, por meio de uma parceria com a Christie.

Para comemorar a data, o Cine Odeon oferecerá nos próximos meses uma programação especial, que alternará a exibição de filmes e outros conteúdos audiovisuais, como shows, balés e óperas, com a realização de cursos, palestras e eventos culturais. O pontapé inicial será com o filme “Mais forte que o mundo — A história de José Aldo”, que terá uma sessão especial em evento fechado para convidados no dia 18 de maio. O longa, de Afonso Poyart, conta a trajetória do campeão peso-pena de UFC José Aldo, vivido pelo ator José Loreto, e entrará no circuito em 16 de junho.

Entre 2 e 8 de junho, acontecerá a mostra Primeira Mão, com pré-estreias exclusivas de filmes de diversas nacionalidades.

Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro: com estilo eclético em que predomina o neoclássico, o Cine Odeon foi inaugurado em 1926 e integra o prédio em que hoje se encontra o Grupo Severiano Ribeiro, no Centro do Rio. Pioneiro da Cinelândia, ele também é o último da região a funcionar regularmente e, desde 2000 até o seu fechamento, em junho de 2014, ficou sob a administração do Grupo Estação. Em 2015, após voltar a ser administrado pelo Grupo Severiano Ribeiro, foi revitalizado, tornando-se um centro cultural. Possui 550 lugares divididos em dois andares.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira