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14/05/2016 - 06:44

A revolução do diálogo entre a cultura e o público

A cultura é um elemento presente em todas as organizações. Na busca constante por melhores desempenhos no mercado cultural, é necessário gerar novas e distintas ações que despertem o interesse no público em valorizar o patrimônio histórico das cidades, estados e países.

O marketing cultural é uma estratégia de troca de recursos de patrocínio por retorno institucional e também por abatimentos nos impostos da empresa, quando são utilizadas as leis de incentivo fiscal à cultura. A empresa patrocinadora, ao fortalecer sua imagem pela simpatia que estabelece com a sociedade em geral, também aumenta a venda de seus produtos ou serviços.

Projetos culturais com interface social podem fornecer ao patrocinador, além de incentivos fiscais, mídia espontânea e benefícios definitivos para as pessoas envolvidas, como o desenvolvimento da criatividade, autoestima, relacionamento e segurança.

Na medida em que a cultura tem interferência no comportamento da sociedade surge a necessidade de uma inovação na gestão estratégica para divulgar o estudo das suas características e o que pode ser proporcionado pelas instituições e centros culturais. As atividades culturais compreendem um conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.

A cultura tem diversos desdobramentos e, por isso, quanto maior a variedade de opções e atividades, maiores serão as possibilidades de se criar produtos diferenciados. O crescimento e a competitividade desse setor vêm sofrendo alterações, por isso, é importante projetar as ofertas de forma criativa e integrada, de acordo com o desenvolvimento sustentável do setor, para atrair e fidelizar o público.

Para definir o programa de comunicação e quais ferramentas serão utilizadas, é preciso desenvolver uma estratégia de acordo com as necessidades e os objetivos da organização. Para o sucesso de um produto cultural é essencial compreender o consumidor. Também é preciso escolher entre as diversas ferramentas de comunicação as que melhor alcançarão os objetivos propostos. Basear a combinação dessas ferramentas em uma estratégia de marketing sistemática, na qual as ofertas básicas e o público-alvo são bem definidos, é a melhor maneira para se escolher entre as diversas opções e conseguir resultados satisfatórios.

. Por: Camila Leoni, sócia-diretora da LB Comunica.

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