Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2016 - 06:53

Uma alternativa para as empresas de TI

O ano de 2015 foi bastante desafiador para todos os brasileiros, seja para o consumo, para o trabalho, para os investimentos e equilíbrio nas contas. E tudo isso foi puxado para 2016. Mas, qual é a fórmula para contornar a situação?

Momentos como esse nos fazem pensar mais estrategicamente para definir soluções criativas e inovadoras. Falando mais sobre o mundo empresarial, especificamente com o qual eu atuo, o de Tecnologia da Informação, posso afirmar que a reinvenção passa pelo foco dos negócios e oferta de tecnologias inovadoras e descomplicadas, principalmente, tendo em vista uma previsão de crescimento de serviços de TI. Segundo pesquisa do Gartner, o segmento terá um crescimento na ordem de 6% em 2016. Dados divulgados pela IDC mostram que o setor deve movimentar neste ano US$ 60 bilhões, mesmo em um cenário adverso. Ainda segundo a consultoria, a maior demanda será por eficiência do uso de recursos computacionais e por diferenciação competitiva.

Neste sentido, o Brasil nos oferece muitas oportunidades, a começar pelos próprios clientes que nos exigem fazer mais com menos para tornarem-se rentáveis. E é aqui onde tudo começa.

O foco no cliente e em suas necessidades reais, de processos otimizados e integrados, os quais ajudam a reduzir o tempo de decisão para um determinado negócio, é a chave para a competitividade. O cliente preza por esse resultado e performance, principalmente, quando trata-se de uma área que normalmente não é seu core business. A TI precisa funcionar. E rápido. Assim, empresas deste setor bem estruturadas e com legado inovador em suas soluções encontrarão a saída que mencionei no início.

Hoje, para destacar-se da concorrência, não basta apenas oferecer um bom produto ou serviço, é necessário promover uma estratégia eficiente de gestão de processos de negócios. Estruturar processos de uma companhia é uma forma de controlar melhor as operações, focar nos negócios, cortar desperdícios e obter maior produtividade. No entanto, a TI não funciona sozinha. O setor precisa de profissionais altamente capacitados para atuarem estrategicamente e tecnicamente.

Por isso, encaro dois grandes desafios: desenvolver e reter talentos. É nesse caminho de gestão, motivando os times e incentivando-os a inovar cada vez mais, que teremos destaque.

Ao refletir sobre essas questões e desafios que temos pela frente, vejo que cada um tem seu papel dentro da companhia, do líder ao estagiário. Estar aberto às mudanças, deixar-se mudar e adaptar-se ao diferente e inusitado são características as quais nos farão ter progresso.

. Por: Marcus Vinicius Ávila de Matos, diretor de BPO da Indra no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira