Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2016 - 06:53

Gestão de riscos -—lidar com negócios em um mundo mais arriscado

Para se recuperar totalmente da crise econômica, ainda vamos continuar a ter desafios consideráveis para fazer negócios. Mas as oportunidades aumentam para as empresas mais inovadoras.

A percepção global é que o mundo se tornou um lugar mais arriscado. O aumento da concorrência, desaquecimento econômico e interrupção de negócios são considerados uma ameaça ao desenvolvimento. Gerenciar riscos tornou-se uma das principais preocupações das empresas e buscar novos meios de criação de valor é o maior desafio no futuro. Em um mundo globalizado e interligado, as empresas multinacionais de grande porte, sem dúvida, sentem as repercussões das alterações de preço de commodities, as crises de instituições financeiras, taxas de juro baixas e a instabilidade política, qualquer que seja o mercado que atuam. Entretanto, para as empresas mais pequenas, o foco na redução de custos continua a ser como elas reagem a desaceleração. As empresas mais ágeis que são capazes de explorar novos nichos, evoluir e diversificar para encontrar oportunidades em momento econômico desafiador. Dos países do BRICS, apenas a China e a Índia ainda estão crescendo, mas a China como um fabricante de bens de consumo e matérias-primas tem um papel muito maior na economia global. O risco é uma espada de dois gumes. Há o risco de fazer as coisas erradas, mas também o risco de não fazer nada. As expectativas de retomada da econômica são baixas por diversos fatores como a diminuição do crescimento em economias emergentes e em desenvolvimento, queda dos preços do petróleo, desaceleração na China e incertezas do desemprego.

Um ambiente em mudança — Os riscos dos negócios refletem incertezas em um mundo em mudança.

Questões como ataques cibernéticos, interrupção de cadeia de suprimentos e o dano à reputação cada vez mais ameaçam inviabilizar o dia a dia dos negócios.

A interrupção de negócios é uma das maiores ameaças as empresas. Embora sempre tenha sido um risco significativo, o que está mudando é a natureza das ameaças que podem causar a interrupção. Tradicionalmente, as principais causas são incêndios ou desastres naturais, entretanto hoje, os negócios podem ser interrompidos por uma série de eventos, nem todos relacionados a danos materiais diretos, podendo ser causado por exemplo por uma pandemia, ataque cibernético e terrorismo.

O que podemos fazer para melhorar? Nossas interpretações de riscos são propensas a erro, mas isso não significa que estamos impossibilitados. Nossas capacidades de gerenciamento de riscos têm evoluído para permitir que nos tornemos rápidos e adaptáveis. O primeiro passo neste caminho é reconhecer a nossa capacidade para o erro, mas também identificar onde se encontram tais erros.

. Por: Luiz Fiore, CEO da OnBehalf Brasil, contador, consultor de empresas possui certificação profissional em Gestão de Riscos – CRMA. | A OnBehalf Brasil é uma empresa brasileira, possui uma rede de executivos, atende em todo o território nacional e oferece serviços de reorganização e recuperação de empresas; auditoria, tributos, consultoria empresarial, ADR (Alternative Dispute Resolution), gestão de riscos, auditoria interna, fraudes & litígios. Sua equipe é formada por executivos com carreira estabelecida nas maiores empresas privadas e de auditoria e consultoria do mundo. Sua metodologia atende os requisitos dos órgãos de classe e são compatíveis com os padrões adotados mundialmente. | www.onbehalf.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira