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17/05/2016 - 06:38

Oito perguntas sobre seo internacional

O SEO, Search Engine Optimization, é um processo complicado, onde um pequeno detalhe pode afetar drasticamente o desempenho de uma campanha. Ainda mais complexo é otimizar o seu site para um público estrangeiro, visando um idioma que não é o seu nativo e a cultura que você não compreende por inteiro.

A SEMrush, líder mundial em marketing digital, resolveu responder as perguntas mais frequentes que ouve de marcas que sonham entrar no mercado internacional para tornar-se uma empresa global.

1: Qual é o maior desafio do SEO Internacional? A maior dificuldade do SEO Internacional é que você precisa posicionar sua marca para culturas novas, com suas próprias e específicas complexidades. Para isso, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado aprofundada para compreender melhor seus novos consumidores, entender quem é a concorrência local, analisar as estratégias deles, pesquisar a infraestrutura dos países alvos e identificar as oportunidades que podem te trazer sucesso e crescimento no novo mercado.

2: Seria melhor visar um idioma ou um país? Ao visar um idioma você só precisa traduzir seu site para a nova língua, sem ter de otimizá-lo para algum país, cultura ou mercado específico.

Focar em um país significa construir presença numa região na qual ainda não tem penetração. Vai ser preciso não simplesmente traduzir o conteúdo, mas também otimizá-lo para o mercado.

3: Qual estrutura de URL é melhor escolher para o domínio? Caso estiver visando uma língua não há necessidade de lançar um novo site, você pode simplesmente criar um subdomínio (pt.mywebsite.com) ou um subdiretório (www.mywebsite.com/pt) para alocar a versão traduzida. A principal vantagem é que exigem menos esforços e gastos com hosting e manutenção.

Caso queira focar em um país, é possível que haja necessidade em lançar um domínio de nível superior (www.mywebsite.com.br) para ganhar maior autoridade nas máquinas de busca e mais confiança dos usuários.

4: Como localizar o conteúdo do site novo? Identifique as palavras-chave no novo idioma. Para isso é fundamental pedir ajuda de um profissional local que dará a certeza que as palavras-chave encontradas são apropriadas para o mercado que você está visando.

Adapte o seu conteúdo para o novo mercado. Não tente simplesmente traduzir o site, adapte para a cultura e costumes de compra. Se for possível, contrate um copywriter local para que ele ajude a converter suas mensagens de vendas para o seu mercado novo.

5: Como evitar problemas de conteúdo duplicado? Depois de localizar o conteúdo do seu site, você deve se preocupar com o fato de que o Google pode considerar a versão local do seu site com um duplicado. O que pode afetar sua campanha internacional. Entretanto, a penalização pode ser evitada com a ajuda de tags hreflang.

Essas tags avisam o Google que algumas páginas do seu site têm o mesmo conteúdo mas ele é destinado para usuários diferentes.

6: Qual seria a melhor estratégia internacional de link-building? Para ganhar visibilidade na busca local você vai precisar de links locais. Algumas atitudes podem gerar notoriedade no local de interesse como: escrever para a mídia local, estar sempre em contato com influenciadores relevantes nessa região, encontrar links quebrados e pedir para os donos do site uma permissão de redirecioná-los para o seu conteúdo, caso o site original seja relevante, e por, fim, patrocinar eventos locais para aumentar seu brand awareness.

7: Quais atividades off-site podem impactar a visibilidade online do meu site? O SEO on-site é uma parte essencial de pavimentar um caminho para a visibilidade local da sua marca. Porém, existem outras técnicas que não podem ser esquecidas, como publicar guest posts nos sites locais de relevância para seu setor, investir na criação de perfis em redes sociais que são populares nos países alvo e comparecer nos eventos locais para se conectar pessoalmente com os influenciadores do setor.

8: Como a presença nas mídias sociais da marca global impacta sua marca? Estar nas redes sociais pode trazer brand awareness, relacionamentos mais estreitos com influenciadores, crescimento de links e citações, indexação mais rápida, melhor targeting de conteúdo e reputação online mais sólida.

. Por: Maria Chizhikova, especialista em Comunicação Internacional da SEMrush.

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