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17/05/2016 - 06:38

Rumo à Transformação Digital: um roteiro para Melhorar o QI Digital da sua empresa

Há várias etapas fundamentais que as empresas precisam considerar para embarcar em uma jornada visando atingir a excelência e modernidade digital.

Qualquer que seja o seu negócio, com certeza você já percebeu que o impacto da tecnologia não deixa absolutamente nada no seu lugar tradicional. A tecnologia está mudando não só a forma como a informação é usada para a realização de negócios, mas também a maneira como ela se propaga, como é produzida e como é consumida ao longo da cadeia da realização do negócio.

Fenômenos como a rápida expansão da computação em nuvem e da Internet das Coisas são apenas algumas das tecnologias que ajudam a entender o estágio atual do processo de inovação que corta todos os setores de atividades.

Não há praticamente nenhuma organização que não esteja trabalhando pelo menos para se adaptar,na expectativa de conseguir prosperar dentro deste turbulento e dinâmico mundo digital.

Todos nós sabemos o que se deve buscar da tecnologia - os melhores sistemas de alavancagem dos negócios, as ferramentas e processos corretos para ganhar eficiência operacional, produzir economias de custos e estabelecer uma vantagem competitiva no nosso segmento de mercado.

Mas como transformar estas buscas em conquistas reais? O que nos garante as melhores chances de sucesso?

Se a sua empresa pretende mesmo embarcar na direção de uma evolução digital, aqui estão algumas dicas baseadas no que temos visto nas organizações mais bem-sucedidas e com as quais temos o privilégio de trabalhar:

1. Entender seus objetivos (Objetivos do negócio)—Um dos maiores erros que você pode cometer é, logo no começo do processo, não ajustar claramente os objetivos para seus projetos de transformação digital. Quando não se gasta tempo suficiente compreendendo os objetivos e os mapeando para obter conformidade com os "três pilares" (receita, custo e risco) a consequência é que se passa muito rapidamente para as táticas. E estas, quando mal embasadas, realmente não respondem à questão-chave, que é: como esses esforços de Transformação Digital criam valor tangível e mensurável para a empresa?

Normalmente, as questões que se levantam são de natureza bastante técnica: é necessário atualizar um aplicativo existente ou criar um novo? A empresa precisa de uma nova plataforma ou ferramenta de desenvolvimento de aplicações? Quão robustas são, de fato, as suas necessidades de dados? Seria melhor implantar no local ou na nuvem?

Mas a melhor pergunta, e que deve anteceder as demais, é: como tudo isso terá impacto direto sobre o nosso negócio? Podemos relacionar tais movimentos de forma clara aos resultados do negócio, ou são tarefas cujo impacto não poderá ser claramente aferido nesses resultados?

2. Olhe para o Esforço de forma Holística —Tudo precisa se alinhar - estratégia, pessoas, processos, tecnologia, implementação. Você tem as pessoas certas para executar a sua Estratégia Digital? Qual é o vácuo tecnológico entre o que você tem e o ponto aonde quer chegar? Qual será o impacto de suas ações no processo produtivo do negócio? Todas as funções em sua organização estão alinhadas? Será que elas se apoiam mutuamente?

As organizações tendem a abordar este tipo de esforço de uma maneira isolada, mas isso nunca leva a grandes resultados. A transformação é um processo colaborativo e todas as funções precisam se unir. Caso contrário, não se vai entregar um resultado que possa ser chamado de transformação.

Será um conjunto de iniciativas táticas que criam um resultado apenas marginal. Não que as iniciativas táticas não importem, mas você pode fazer muito mais se desafiar a si mesmo fora de sua zona de conforto. As empresas de amanhã precisam ser colaborativas e trazer funções em conjunto.

3. Pense no... Vácuo Cultural—Como você vai atrair as pessoas? Qual é o impacto de tudo isto sobre a cultura reinante? Por que todas essas mudanças são boas para o grupo? Explique por que tais pessoas devem se importar e por que devem apoiá-las, fornecer feedback, etc.

Muitas vezes, este passo é ignorado, e isso leva à frustração para as principais partes interessadas, uma vez que eles não claramente veem o valor, ou este valor não está claramente alinhado com seus objetivos.

4. Esteja pronto para Mudar— Novos sistemas e tecnologias não levam a novos resultados se não houver nenhuma mudança no comportamento. Estar pronto para mudar é um requerimento indispensável. Muitas empresas tentam mudar apenas de forma ad-hoc (isto é, mudando certas rotinas em função de uma necessidade específica do processo). Mas isto simplesmente não funciona, porque as pessoas continuam a fazer e reproduzir o mesmo comportamento geral, fazendo as coisas da mesma maneira, apenas com mudanças pontuais. Somente novos comportamentos irão criar novos resultados.

É necessária uma abordagem estruturada para construir a ponte entre hoje e amanhã e levar as pessoas junto.

Em termos mais enfáticos: você precisa incorporar uma mentalidade realmente digital, que seja percebida pela primeira vez, em todos na organização. As pessoas precisam acreditar. Elas precisam sentir isso.

Criar músculos sempre causa dor. Mas se você não se forçar a criar os músculos, não será capaz de ser um atleta de alto nível. Não se contente com a mediocridade e a irrelevância só porque é difícil.

Force as pessoas a compreender que a mudança começa com elas. Muitas vezes, o maior desafio é que todos estão "dentro" da mudança, mas acreditam que todos os outros também precisam mudar e que o mundo tem de se adaptar a eles.

É crítico corrigir tal comportamento e pensar no início do projeto e forçar todos os participantes a serem autoconscientes e dispostos a mudar.

5. Lembre-se: O avanço digital é uma Jornada, não um Destino —Seja paciente e persistente. Seja persistente no alcance do seu objetivo, mas também paciente. Você não pode transformar tudo em uma noite. Haverá solavancos. Concentre seus esforços não em quão imperfeito você é, mas em que deu o seu melhor hoje para mudar a agenda da empresa.

6. Por fim... Encontre o Parceiro e a Solução Tecnológica certos—A maioria das organizações faz isso de maneira inversa, mas não caia nessa armadilha.

Infelizmente, nenhuma tecnologia oferece uma panaceia. Assim como um processador de texto não faz de você um romancista de Prêmio Nobel, nenhuma nova solução de tecnologia brilhante vai milagrosamente transformar a sua empresa em uma melhor organização.

Vá devagar em entender seus desafios em primeiro lugar, definir as metas e objetivos, os princípios que irão orientá-lo, em seguida, defina um caminho.

Lembre-se, transformação digital não é uma questão de implementação de novas tecnologias.

Também não se trata de manter a sua equipe ocupada. Trata-se de alavancar a tecnologia para gerar novos comportamentos que irão desencadear novos poderes nunca antes experimentados na sua organização. Novas maneiras de unir as pessoas e alavancar os seus talentos coletivos (os silos da organização). Novas maneiras de ficar perto de seus clientes e parceiros (abrir).

Aproveite a sua Jornada e feliz avanço em direção à Transformação Digital!

. Por: Vassil Terziev, CIO (Chief Innovation Officer) da Progress.

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