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17/05/2016 - 07:31

Airbag: segurança que ajuda a salvar vidas

Cinto de segurança e airbag - conceito moderno de segurança passiva. Movimento Maio Amarelo alerta sociedade sobre altos índices de acidentes e mortalidade. Alguns cuidados devem ser tomados para que o airbag seja efetivo no momento do impacto.

Campinas —A presença dos dispositivos de segurança, como ABS e airbag, estão cada vez mais comuns na frota de veículos que circulam pelas ruas e estradas brasileiras. Este crescimento só foi possível graças à resolução do Contran, que determinou a adoção obrigatória desses equipamentos em todos os veículos novos em janeiro de 2014.

Enquanto o ABS tem a intenção de evitar um acidente (segurança ativa), os airbags ajudam a minimizar as consequências (segurança passiva) quando os acidentes são inevitáveis. "Os a irbags formam, em associação ao cinto de segurança, uma parte elementar do conceito moderno de segurança. Ao contrário do cinto, que fixa somente à pélvis e os membros superiores do corpo, os airbags servem de apoio para a cabeça", esclarece Alexandre Pagotto, gerente de marketing da divisão Chassis Systems Control da Bosch.

A Bosch conta com a experiência de mais de 25 anos no desenvolvimento e na fabricação de componentes eletrônicos e sensores que controlam os sistemas de segurança passiva, como airbags e tensionadores de cinto de segurança. Com isso, a empresa destaca algumas orientações importantes durante o mês de movimento Maio Amarelo, cuja proposta é chamar a atenção da sociedade para um trânsito mais seguro em todo o mundo.

Cinto de segurança e airbag, dobradinha perfeita: .Os airbags formam, em associação ao cinto de segurança, uma parte essencial do conceito moderno de segurança passiva. O efeito otimizado dos airbags somente é alcançado em combinação com o cinto de segurança, ou seja, caso o motorista ou o passageiro não estejam utilizando o cinto no momento da colisão, o airbag não terá a finalidade prevista.

Posição correta: . Os airbags foram desenvolvidos para atuarem junto à posição normal de ocupação no veículo. Caso o condutor esteja muito inclinado para frente ou afastado do volante, o airbag não será efetivo e poderá ainda causar danos à pessoa. Como regra geral, a distância entre os membros superiores do corpo e o airbag do volante devem ser entre 25 - 30 cm. A Bosch orienta que o manual do proprietário seja sempre consultado para verificar quais as orientações da montadora para cada veículo.

. A abertura do airbag frontal não representa perigo para as gestantes e seus bebês visto que visa proteger a cabeça. De qualquer forma, é preciso que a motorista esteja sentada na posição correta, com a parte inferior do cinto de três pontos posicionado abaixo da barriga e observar a distância de pelo menos 25 cm em relação ao airbag.

. O passageiro nunca deve colocar os pés sobre o painel. Essa medida visa coibir que as pernas sejam arremessadas, em caso de colisão, contra a própria pessoa.

Objetos, crianças e animais: . Não devem ser colocados objetos, como GPS ou celulares, nos locais indicados com a sigla airbag como, por exemplo, no centro do volante, painel acima do porta-luvas, uma vez que os mesmos, em caso de abertura do sistema, podem ser arremessados contra os ocupantes do veículo.

. Bolsas e outros objetos no colo do passageiro podem se tornar um objeto de arremesso perigoso em casos de colisão.

. Assim como um cachorro ou uma criança no colo também representam um grande risco, tanto para o passageiro quanto para a própria criança, por exemplo.

"O airbag e o cinto de segurança ajudam a salvar vidas em combinação com uma boa estrutura de absorção do veículo tanto frontal quanto lateral. Neste último, por exemplo, sã o necessários airbags laterais para corpo e cabeça visando proporcionar mais segurança aos usuários. Atualmente apenas o dispositivo frontal é obrigatório", completa Pagotto. A partir de 2016, a Latin NCap contará com mais um critério para avaliar a segurança do veículo incluindo além do impacto frontal, a análise de colisão lateral do veículo. | www.bosch.com.br.

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