Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2016 - 06:18

Nove dicas de TI para manter os negócios funcionando durante os Jogos Olímpicos Rio 2016


Quando tiver início os primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul na cidade do Rio de Janeiro é provável que o que ocorreu em outras localidades, como em Londres 2012, possa voltar a se repetir. Durante várias semanas o transporte foi afetado, afinal um contingente grande de pessoas passou a circular, tanto que o prefeito da capital britânica para evitar transtornos buscou sensibilizar as empresas para que uma parte dos colaboradores trabalhassem de casa.

No Brasil, as empresas também podem repensar a forma de fazer negócios, incentivando seus funcionários a trabalhar em home office, interagirem por meio de vídeo ou web conference ao invés de reuniões presenciais, e investir em uma infraestrutura de TI confiável para que os negócios fluam naturalmente. Para isso, Dirk Paessler, CEO da Paessler AG, traz algumas dicas sobre como manter a tecnologia de uma empresa estável durante as Olimpíadas.

1. Comece a monitorar desde já —Se sua empresa já dispõe de alguns funcionários que trabalham remotamente, já comece a monitorar o uso da rede agora. Isso lhe dará um bom ponto de partida para ter uma previsão da estabilidade da rede de sua empresa durante os jogos e garantir que você tenha capacidade suficiente. Observe a quantidade média de tráfego da Internet que um colaborador remoto precisa e multiplique-o pelo número de funcionários que possam vir a trabalhar de casa durante os Jogos Olímpicos.

2. Repense seu plano de contingência— A maioria das empresas possui um plano de contingência geral, cuja viabilidade dependerá do acesso à rede de TI. Mesmo com a rede sendo monitorada, vale a pena manter o plano atualizado antes do início dos Jogos Olímpicos, para garantir que os negócios não fiquem paralisados se ocorrer uma interrupção na rede. Isso minimizará qualquer tempo de inatividade e garantirá que os funcionários estejam bem preparados, se ficarem sem acesso às informações.

3. Planeje um dia de testes —Planeje com antecedência um dia de testes. Configure os recursos adicionais que você acha que vai precisar e monitore de perto os efeitos na sua rede. Por exemplo, combine com os funcionários de se conectarem com a empresa quando estiverem em casa e, então, observe qual foi o impacto em sua infraestrutura.

4. Configure áreas de visualização— Alguns dos eventos dos Jogos Olímpicos podem ser mais populares do que outros. Identifique aqueles que a maioria dos funcionários vai querer assistir como, por exemplo, as partidas de basquete, futebol ou vôlei. Programe um plano de carga extra em sua rede durante esses jogos. Outra alternativa é instalar algumas TVs no escritório, assim pode se evitar um elevado tráfego de visualizações de vídeos pela Internet.

5. Fique atento aos ciber criminosos —Grandes eventos globais costumam atrair criminosos que se aproveitam do aumento da atividade online. Alerte os funcionários sobre a abertura de qualquer link ou anexos de e-mail que estejam relacionados às Olimpíadas, pois podem conter vírus. Verifique ainda se o antivírus está instalado e é atualizado regularmente em todos os PCs, notebooks e tablets.

6. Não confie em downloads—Devido ao uso excessivo, redes Wi-fi podem ficar sobrecarregadas devido à grande quantidade de usuários. Se você precisar de documentos quando estiver fora da empresa, leve uma cópia impressa ou salve-os no disco rígido do seu notebook ou tablet. Se fornecer pen drives para os seus empregados, certifique-se de que estejam criptografados e suficientemente seguros para evitar vazamentos de dados se forem perdidos.

7. Tenha o kit certo —Assegure-se de que os funcionários estejam bem equipados para trabalhar remotamente. Isso inclui testar as capacidades dos computadores pessoais, notebooks, tablets e smartphones. Crie um site FTP seguro para permitir que seus colaboradores acessem facilmente os arquivos necessários para o trabalho.

8. Receba pelo que pagou —Contate seu provedor de serviços de Internet para discutir os acordos contratuais e os serviços que esperam oferecer-lhe durante as Olimpíadas. Eles podem lhe ajudar a gerenciar a demanda de pico ou recomendar upgrades de rede para aumentar a banda larga em determinados locais.

9. Reorganize reuniões —Evite agendar reuniões ou eventos que utilizem grande quantidade de recursos de rede. Essas reuniões podem criar perturbações externas à sua rede e, assim, afetar o seu trabalho. Tente não planejar o grande webcast mensal da sua empresa durante os Jogos Olímpicos. Se você costuma utilizar o Skype para contatar os seus parceiros, é melhor ter um telefone fixo por perto para qualquer eventualidade.

. Por: Dirk Paessler — CEO da Paessler.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira