Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2016 - 06:28

Positividade e produtividade na gestão de talentos são vitais

Para se atravessar os momentos difíceis.

Muito se tem falado sobre o período de retração da atividade econômica experimentada nos últimos dois anos no País. Neste cenário, é fundamental que a cultura organizacional e a gestão de pessoas da empresa trabalhem de maneira conjunta a fim de engajar os talentos na superação de cenários desafiadores e na rápida e eficiente alavancagem das operações quando essa fase passar.

É importante que, principalmente, as lideranças da empresa se posicionem de maneira positiva e transparente com relação aos desafios e iniciativas que devem ser colocadas em prática em momentos como esse. É preciso ter em mente que a crise é passageira e o estágio posterior – de retomada da atividade econômica – deve ser bem planejado. Ou seja, o pensamento a curto prazo não pode determinar os rumos do trabalho ao longo do período.

A gestão dos talentos humanos deve ter um mix de pensamento a curto e a longo prazo e refletir sobre as necessidades da companhia. Em um momento de bonança, de crescimento econômico, às vezes ela cresce desordenadamente e acaba não se preocupando tanto com a produtividade. Em um momento de dificuldade a empresa, então, passa a discutir mais sobre a produtividade e performance. Essa é uma grande oportunidade para criar ou aprimorar programas que elevem o nível de engajamento dos colaboradores, a fim de eles conseguirem atingir o máximo nível de produtividade e de capacidade de inovação. Neste sentido, aplicar reconhecimentos aos esforços dos colaboradores da empresa é fundamental e pode trazer resultados muito expressivos.

A visão a curto prazo é mais no sentido de adequar a organização ao cenário que está em volta. Mas a empresa não pode deixar de olhar para o médio e longo prazo, pois, muitas vezes, ela “corta músculo ao invés de cortar gordura”.

Outro fator importante a ser levado em conta, principalmente, pela grande empresa, é o investimento em tecnologia, que faz com que ela esteja mais preparada para responder às necessidades dos clientes e para se reinventar, inovar. Muitas vezes, as empresas não investem em tecnologia, achando que, assim, reduzirão em muito os custos totais. Esta é uma visão “míope”, porque, em um contexto de diminuição de custos, aportar tecnologia pode deslocar os esforços de um trabalho mais operacional e adicionar mais inteligência, trazendo eficácia e eficiência.

Falando um pouco sobre as PMEs, neste momento, para a sustentabilidade nos negócios, com um quadro de funcionários mais enxuto, a empresa de menor porte precisa estar bem próxima das pessoas ou buscar essa proximidade e ter um turnover mais reduzido. É essencial, neste sentido, trabalharem na retenção dos colaboradores, principalmente daqueles que possuem maior conhecimento do negócio e reconhecer as competências individuais.

Aos líderes corporativos, fundamentalmente, aos gestores de talentos é preciso, acima de tudo, acreditar na retomada econômica. Uma má fase é, em maior parte, passageira. As empresas que estiverem visualizando, apenas, crise e cortes, como um todo, terão problemas futuros na hora de retomarem aos patamares anteriores em que havia condições de crescimento mais favoráveis.

. Por: Marineide Peres, diretora de talentos humanos da Algar Tech | Perfil —A Algar Tech atua no mercado corporativo há 17 anos, oferecendo soluções integradas em TIC e BPO no Brasil e na América Latina por meio de infraestrutura de TI, aplicações de negócios, relacionamento com o cliente, serviços gerenciados de TIC e negócios digitais.

Em infraestrutura de TI, a empresa possui três data centers estrategicamente localizados, com padrões internacionais e certificações de qualidade e segurança. Já em serviços gerenciados de TIC, a Algar Tech oferece soluções de service desk, serviços profissionais, field service de TI e telecom. Além disso, a companhia oferece ao cliente as soluções de aplicações de negócios com licenciamento, sustentação, desenvolvimento de software, integração e manutenção de aplicações. Em relacionamento com o cliente, realiza atendimento de cobrança, call center, televendas e back office. Completam o portfólio as soluções de negócios digitais com big data, gestão de mobilidade (BYOD), cloud services e social.

Todos os negócios contam com o apoio de um time de mais de 14 mil profissionais. A Algar Tech está entre as 200 maiores empresas de serviços de TI do mundo, segundo o Gartner, além de oferecer atendimento multicanal em até cinco idiomas. A companhia atua em 100% da América Latina com 73 escritórios no Brasil, além das unidades na Colômbia, Argentina e Chile, totalizando 4.100 cidades na América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira