Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/02/2008 - 10:06

Preços têm queda de 1,34% na terceira quadrissemana de fevereiro

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) registrou queda de 1,34% na terceira quadrissemana de fevereiro. Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) e animal (IqPR-A) apresentaram variação negativa, respectivamente, de 1,19% e 1,72%. É o que informam os pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (IEA).

Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo, as variações permanecem negativas, porém com maior intensidade. Assim, o IqPR atinge –2,32% e o IqPR-V vai para –2,88%.

Os produtos que tiveram alta nessa quadrissemana foram ovos (15,56%), amendoim (9,38%), feijão (9,31%), arroz (7,19%) e trigo (4,91%). “O aumento no preço dos ovos é decorrente do abate das matrizes ocorrido em janeiro, que diminuiu a oferta, associado ao período de quaresma e início do ano escolar, quando há um aumento no consumo desse produto”, explicam os pesquisadores Eder Pinatti, José Alberto Ângelo, Raquel Sachs e José Sidnei Gonçalves.

Os produtos com maiores quedas foram tomate para mesa (38,33%), milho (16,41%), carne suína (11,01%), carne de frango (10,18%) e banana nanica (7,37%). “A normalização da produção do tomate para mesa fez a cotação cair. Essa queda significativa (mais de 38%) reflete os altos preços praticados nas primeiras semanas do período-base (final e começo de ano). Para o milho, a baixa nos preços ocorre em função do período de safra, com boa disponibilidade do produto. O mesmo ocorre com as carnes suína e de frango, com boa oferta e ligeira queda no consumo depois da grande procura no final do ano”, afirmam. | www.ie.sp.gov.br | www.agricultura.sp.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira