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18/05/2016 - 07:01

Tipo exportação: empresa brasileira produz conteúdo de realidade virtual para os EUA


A carioca UView360 larga na frente e realiza série de coberturas esportivas em 360 graus para a Hawaiian Xtreme Sports TV.

No mundo inteiro, 2016 é o ano da realidade virtual. O interesse da mídia internacional nesse tipo de tecnologia, em especial das grandes redes sociais YouTube e Facebook, é a maior prova disso. E o Brasil não fica para trás. A já consolidada UView360, primeira produtora brasileira de vídeos em realidade virtual do país, está agora produzindo uma série de coberturas esportivas para a Hawaiian Xtreme Sports TV, incluindo uma gravação em 360 graus com Robby Naish e Jason Polakow, lendas do windsurf. Além disto, a UView360 cobriu o campeonato 2016 de Stand Up Paddle para a Ocean Paddler TV.

Atletas de diversas modalidades do surf também foram filmados no Havaí pela UView360: Jake Killfoyle, atleta de Speed Wing e Wingsuit; Jesse Richman & Kevin Langaree, ambos esportistas de Kitesurf; o jovem especialista de Stand Up Paddle Kai Lenny; Connor Baxter disputando a Olukai Race; além de Jimmy Austin e Keizo Gates, ambos do OC1 Surf. Darren Freeman, praticante de Downhill Skate e, Jason Sessums, craque do Mountainbike, também foram registrados com a produção em realidade virtual. |Site: www.uview360.com.br.

A startup brasileira, com sua expertise na área esportiva de realidade virtual, já ganhou o mundo, fazendo que o Brasil saia na frente nadando de braçadas e produzindo conteúdo para os gringos. A estimativa é que o impacto da disseminação da realidade virtual irá contribuir para um crescimento de 500% no volume de negócios da UView360 em relação à 2015. Em dez anos, o mercado de Realidade Virtual deve saltar de US$ 861 milhões em 2016, para US$182 bilhões em 2025, superando o mercado de TV.

Charles Boggiss, diretor da startup carioca, explica o trabalho que a empresa desempenha e elucida as barreiras que essa nova tecnologia deve enfrentar para se estabelecer no Brasil: "Nossa proposta é produzir conteúdo da melhor qualidade possível, com todos os elementos como narrativa, luz, som, edição, pensados para esse meio por especialistas em Realidade Virtual. Como todo novo meio, é preciso desenvolver essas competências, e nossa equipe tem profissionais pioneiros nessa tecnologia a nível mundial. Além disso, para transmissões ao vivo 360 em nível profissional, é preciso investimento em câmeras especializadas, softwares, além de toda a cadeia de transmissão de dados, que hoje no Brasil, não é algo trivial", afirma o diretor da UView360.

UView360 grava no Havaí —Nas redes sociais, desde setembro de 2015 o Facebook oferece aos seus usuários o recurso para vídeos em realidade virtual: o primeiro disponibilizado foi "Star Wars: O Despertar da Força", que passou a ser exibido no feed de notícias da rede. Já no mês de abril de 2016, o Youtube lançou sua plataforma 360, que permite a transmissão de vídeos em realidade virtual ao vivo. Basta possuir algum gadget que permite ver vídeos em 360 graus, que o usuário poderá ver transmissões na rede em tempo real.

Perfil da UView360 — No mercado desde 2009, a UView360 possibilita uma forma diferente de estar no mundo e experimentar novas sensações. Startup carioca, esteve à frente das primeiras experiências audiovisuais em 360 graus de eventos esportivos como o Mundial de Surf, Skate Bowl, BMX Escadaria de Santos entre tantos outros. Produz diversos especiais em realidade virtual para as Organizações Globo, com destaque recente para os 90 anos do jornal e os 50 da TV. Na área do entretenimento, este ano assinou o especial de realidade virtual do Carnaval do G1, para quem também produziu especial dos 450 anos do Rio. Além disso, a UView360 é a produtora de conteúdo de realidade virtual responsável pela tecnologia dos vídeos e distribuição de óculos do lançamento deste ano da Sexy Hot.

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