Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2016 - 08:59

Fertilizantes são movimentados no Porto Novo


Na manhã do dia 19 de maio (quinta-feira), dois navios — Anna Bo oriundo do Panamá e Equinox Eagle das Ilhas Cayman — efetuaram operações de descarga de componentes para fertilizantes, com a ureia perolada, trazida pelo cargueiro Panamense, e o cloreto de potássio, trazido pela embarcação das Ilhas Cayman.  As importações são essenciais na balança comercial e nos resultados obtidos pelo Porto do Rio Grande.

Principais origens de importação —Entre os muitos países que efetuam operações em conjunto com o Porto do Rio Grande nas dependências do complexo, estão países como a Argentina, Estados Unidos, Alemanha e China. Liderando as importações, com cerca de 223 mil toneladas, apenas entre os meses de janeiro e abril, está a Algéria. Logo em seguida vem acompanhando na segunda posição a Argentina e a Arábia Saudita, com 221.577 e 105.244 mil toneladas. Essa movimentação acumula os mais variados segmentos de carga.

Um comparativo —Caracterizando a rotatividade econômica, estratégica e principalmente, visando a adequação a demanda do mercado mundial, o Porto do Rio Grande mantém um caráter de revezamento de cargas importadas, o que pode ser constatado comparando os dados de 2015 em relação aos levantamentos feitos até agora no ano de 2016.

Liderando as importações em 2015, estavam a Rússia com a primeira posição disparada contra o Marrocos e Qatar, os países os quais dividiam o pódio com 672.329 mil toneladas, 616.062 e 545.339 mil toneladas, respectivamente.

Já nas mercadorias operadas no ano passado apenas pela Rússia, podemos comprovar os componentes para a fabricação de fertilizantes como as cargas mais importadas pelo Porto do Rio Grande. O cloreto de potássio foi o líder absoluto com 451.195 mil toneladas movimentadas. As posições de número 2 e 3 ficam com o Fosfato e a Uréia, com, respectivamente, 202.410 e 9.707 mil toneladas movimentadas.

Marrocos e Qatar não ficam para trás nas importações de componentes para fertilizantes, Sendo o primeiro, em sua totalidade de movimentação, ou seja, 616.062 mil toneladas, composta por fosfato, superfosfato e ureia. Já o Qatar exportou para o Porto do Rio Grande uma quantidade pequena de polietileno, cerca de 0,05% do total importado, se comparada as 545.315 mil toneladas de ureia movimentadas no Cais Público.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira