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20/05/2016 - 08:59

Implantação do caminhão de solda elétrica agiliza reparo em ferrovias

Máquina já está em operação e permite fazer manutenção na própria linha.

Um caminhão de solda elétrica vai reforçar a infraestrutura de manutenção e reparo da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a principal conexão via trilho entre o Sudeste, o Centro-Oeste e o Nordeste do país, administrada pela VLI, empresa de soluções logísticas que integram ferrovias, terminais e portos.

A principal função do novo equipamento, que já está em operação, é eliminar juntas na linha que comprometam a segurança e a disponibilidade de algum trecho da ferrovia.

O sistema de solda elétrica é mais evoluído que o de soldagem aluminotérmica, também utilizado pela VLI. O processo elétrico se dá pela fundição de uma barra na outra. Já a solda aluminotérmica enxerta material fundido no espaço entre as barras.

O avanço apresentado pelo caminhão de solda elétrica é a realização de quatro soldas por hora, em média. O de soldagem aluminotérmica, por sua vez, permite uma soldagem por hora.

Outro ponto importante do novo equipamento é a possibilidade de fazer reparos no próprio trecho. Antes, a solda elétrica era feita apenas no Estaleiro de Soldas de Trilhos de Pedro Leopoldo (MG).

"A aquisição do caminhão de solda elétrica é um passo muito importante na conservação da nossa via permanente. É um marco do Plano de Mecanização do Estaleiro de Soldas de Pedro Leopoldo, que teve início em 2010, e segue com investimentos até 2018", salienta Jean Espindola, gerente de engenharia de Via Permanente da VLI.

Para operar a máquina, dez funcionários do Estaleiro passaram por treinamento durante dois meses. Atualmente, o equipamento encontra-se em fase de operação assistida.

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

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