Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/02/2008 - 10:36

Expansão internacional já é realidade no outsourcing brasileiro

Brasil Outsourcing 2008 indica que a tendência de mercado é a conquista do mercado internacional e o Mercado Eletrônico já segue esta premissa desde o ano passado.

A 4ª edição do Brasil Outsourcing, realizada este mês, teve como tema a promoção da inserção internacional das empresas brasileiras, seja por meio da oferta de serviços ao mercado mundial, seja pela atração de novos investimentos das empresas globais. Seguindo as diretrizes do encontro, o Mercado Eletrônico (www.me.com.br), líder em transações entre empresas pela internet, já está inserido nesta tendência de mercado desde o ano passado, quando anunciou sua entrada no mercado europeu, por meio da aquisição da companhia portuguesa ForumB2B.com, e-marketplace do Grupo EDP – Energias de Portugal, líder português no setor de energia, e da Galp Energia – Petróleos e Gás de Portugal, principal empresa integrada de produtos petrolíferos e gás natural daquele país.

No País, a companhia já prestava serviços para a Energias do Brasil, empresa do Grupo EDP, desde 2005. Os excelentes resultados chamaram a atenção das empresas do grupo no mercado ibérico. Nesse período, o Mercado Eletrônico participou e venceu uma licitação na qual concorreu com 11 empresas de business-to-business para operar globalmente a EDP, que hoje está entre as maiores companhias do mundo, de acordo com o ranking da revista Forbes. As negociações tiveram início em 2006 e se concretizaram no começo do ano. “A tecnologia e as funcionalidades do Mercado Eletrônico são diferenciadas lá fora. Além disso, quando agregamos o nosso portfólio de serviços direcionados para a área de compras, geramos uma atratividade ainda maior aos clientes. Estamos muito contentes com o reconhecimento internacional”, explica Eduardo Nader, presidente da companhia, fundada em 1994.

A aquisição da empresa portuguesa já trouxe outros grandes clientes para se juntar aos mais de 40 mil do portfólio do Mercado Eletrônico. Além do Grupo EDP, a operação portuguesa atende, entre outras, a Galp Energia – Petróleos e Gás de Portugal, principal empresa integrada de produtos petrolíferos e gás natural do país, o Grupo José de Mello, um dos maiores grupos empresariais portugueses, composto por algumas companhias, entre elas: Brisa, maior operador português de auto-estradas, o Metropolitano de Lisboa, transporte metroviário de Portugal, o Grupo SAG – Soluções Automóvel Globais e também o setor público português.

Toda a operação portuguesa já está integrada à operação do Mercado Eletrônico. Entre os diferenciais da empresa brasileira, que vai manter o nome em Portugal, está o de operar e integrar diversas plataformas além da sua própria, alcançando ganhos consideráveis de sinergia para as companhias européias. “Nosso objetivo agora é expandir para outros países da Europa o nosso leque de serviços agregados à tecnologia. Proporcionamos desde serviços operacionais que desoneram a área de suprimentos, como operação de processos de compras e adoção e suporte a fornecedores, até serviços mais estratégicos, de alto valor agregado, como gestão de conteúdo, sourcing e outsourcing de compras”, relata Nader.

Além do amplo portfólio de serviços, o Mercado Eletrônico oferece soluções tecnológicas robustas e flexíveis para melhorar a gestão de relacionamento do cliente com o fornecedor. Entre elas, estão o SRM (supplier relationship management), as soluções de e-procurement e business intelligence, que reúnem metodologia e inteligência para aperfeiçoar o desempenho das negociações entre empresas.

Nader lembra que a expansão do Mercado Eletrônico acompanha a demanda de seus clientes desde 2000, época da primeira euforia da internet, na qual a estratégia da empresa já era priorizar operações maduras em vez de pulverizar os negócios. Ele conta que está muito otimista com a receptividade da oferta da empresa na Europa e pretende manter essa linha de atuação. “Operar a EDP globalmente é muito importante para nós, pois traz várias outras oportunidades de expansão”.

Perfil do Mercado Eletrônico - O Mercado Eletrônico (www.me.com.br), líder em transações entre empresas pela internet, oferece soluções tecnológicas, serviços operacionais para processos de compras e consultoria em gestão de suprimentos. Fundado em 1994, possui em seu portfólio soluções que se integram aos sistemas de gestão das empresas que buscam ampliar a eficiência em compras. Entre seus clientes, estão: Brasil Telecom, Nestlé, Philips, Grupo Accor, Braskem, Bunge, Novelis, BASF, TAM, Oi, Caraíba Metais, AES Eletropaulo, Saint-Gobain e Natura.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira