Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Empresa brasileira exporta lanchas aos árabes


São Paulo - A Fibrafort, fabricante brasileira de lanchas de pesca e passeio, está em negociação para aumentar suas exportações para o mercado árabe. "Já exportamos para o Egito e Kuwait e estamos negociando com a Arábia Saudita", afirmou o gerente de exportação da empresa, Marcelo Puscar, que deverá viajar ao Oriente Médio no início do próximo ano. A companhia embarca, em média, 50 lanchas por ano para Egito e Kuwait.

De acordo com Puscar, a Fibrafort tem um distribuidor no Cairo há um ano e meio. Os primeiros contatos foram realizados numa feira na Alemanha. "Os árabes gostam de apertar a mão e olhar no olho para negociar", disse. Esse é um dos motivos pelos quais Puscar vai à Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Egito no ano que vem. Segundo ele, as exportações da empresa começaram há cinco anos, mas agora é que a Fibrafort passou a investir em prospecção de novos mercados.

Os principais modelos de lancha embarcados para o Egito e o Kuwait são os Style 215, 222 e 255, que variam de 7 a 12 lugares e medem entre 6,3 metros e 7,3 metros de comprimento. Os barcos podem ter acessórios como bar, geladeira, capa de proteção, ventilador, caixa térmica de 60 litros, farol com controle remoto, conjunto de âncora de 10 quilos, entre outros. O modelo 255, o maior deles, vem com pia em mármore sintético, mesa de centro e armazém para esqui e wakeboard.

Segundo Puscar, a Fibrafort tem potencial para crescer no mundo árabe. "O Oriente Médio é um mercado forte para a empresa. Eles têm gasolina barata", disse. No entanto, ele diz que o mercado da região é muito competitivo e a indústria náutica brasileira não é muito conhecida no exterior, o que torna difícil a conquista de novos destinos. A empresa trabalha com o certificado europeu CE, que dá maior segurança e garantia de qualidade aos seus importadores.

A companhia já exporta para 35 países e o principal mercado é o europeu. Entre os principais países de destino das lanchas estão Inglaterra, Grécia, Noruega, Holanda, Alemanha, Austrália e nações do Caribe.

Líder no Brasil - A Fibrafort, fundada há 18 anos em Itajaí, Santa Catarina, produz 1,2 mil barcos por ano e exporta 30% de sua produção. São produzidos 12 modelos diferentes de lanchas e os preços variam de US$ 3 mil a US$ 25 mil. Segundo Puscar, a Fibrafort domina 70% do mercado interno e é a maior fábrica da América do Sul. A empresa emprega 130 funcionários, sendo 15 engenheiros e designers, que se baseiam em modelos de lanchas européias. O tamanho das embarcações varia de 15 a 26 pés.

A empresa costuma participar de diversas feiras internacionais. Sua próxima participação vai ser na SP Boat Show, feira do setor náutico que será realizada entre os dias 5 e 10 de outubro, em São Paulo. . Fibrafort: www.fibrafort.com.br . Por: Marina Sarruf | Agência de Notícias Brasil -Àrabe

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira