Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/02/2008 - 10:50

Centro de pesquisa da UFSCar e da Unesp desenvolve quebra-cabeça sobre Nanotecnologia

Jogo, que tem fins educativos, pode ser acessado gratuitamente pela Internet .

O Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos, CMDMC, que reúne pesquisadores da UFSCar e da Unesp, em parceria com a empresa Aptor Software, de São Carlos, desenvolveu um novo jogo educativo que está disponível gratuitamente na Internet. O aplicativo é um quebra-cabeça sobre Nanotecnologia, que permite aos jogadores conhecer o mundo nanoscópico a partir do desafio de juntar peças no menor tempo possível e formando imagens científicas.

A interação com as imagens nanoscópicas e legendas explicativas leva o jogador a familiarizar-se com conceitos sobre o tema. A idéia é que, de forma agradável, a imagem que o participante vai montando fique atraente, aguçando a curiosidade e o espírito científico.

O jogo foi concebido pensando num público formado por crianças e estudantes, jovens e adolescentes. No entanto, pessoas de todas as idades podem acessar e jogar o quebra-cabeça. O objetivo é unir divertimento e aprendizado como alternativa para aqueles que têm dificuldades nos estudos.

Elson Longo, diretor do CMDMC e idealizador do projeto, comenta que essas ações fazem parte de um conjunto de metas de difusão que visam transmitir à comunidade algum conhecimento produzido por pesquisas nacionais e internacionais. De acordo com Elson, a intenção é, cada vez mais, despertar a vocação científica utilizando recursos tecnológicos modernos.

O quebra-cabeça sobre Nanotecnologia possui um ranking de pontuação, outro fator considerado atrativo. São vários jogos diferentes, sendo que o ranking é constituído pela soma das melhores pontuações do jogador, motivando-o a jogar várias vezes, tendo contato com novas imagens. Com base nesse ranking haverá o sorteio de prêmios como relógios e DVDs sobre Ciência. O jogo está disponivel em três níveis: fácil, médio e difícil. A cada avanço no nível de dificuldade, o número de peças é maior e o número de pontos também aumenta. Atualmente, estão disponíveis fotos de microscopia avançada de curiosidades como ácaro, pulga, pólen e asa de mariposa.

Este é o segundo jogo educativo eletrônico gratuito que o CMDMC disponibiliza. O primeiro jogo foi o Chemical Sudoku, que registrou cerca de 17 mil acessos em três meses de funcionamento.Tanto o quebra-cabeça de Nanotecnologia como o Chemical Sudoku podem ser acessados gratuitamente na Internet, em www.cmdmc.com.br/quebra-cabeça.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira