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24/05/2016 - 08:25

Sinaf Seguros se consolida no mercado de seguros populares

Empresa completa 35 anos e se aproxima do primeiro milhão de vidas seguradas.

Já são mais de 200 mil clientes em carteira, com um total próximo a um milhão de vidas seguradas. No ano em que completa 35 anos, a SINAF Seguros se consolida como a maior empresa de seguro funeral do Rio de Janeiro e a primeira e a principal empresa de seguros populares no país. Para marcar as conquistas e consolidar sua posição de destaque no cenário segurador - e, a despeito da crise financeira que o Brasil atravessa -, a SINAF investiu R$ 4 milhões em uma nova campanha publicitária, que abrange as mídias tradicionais e as redes sociais.

A principal explicação para o sucesso da SINAF Seguros está em sua decisão de criar um seguro de vida moldado às realidades do cliente. E, segundo o presidente da empresa, Pedro Bulcão, este cliente, preponderantemente das classes C-/D+, muito dificilmente abre mão do seguro. "Somente um problema financeiro muito sério na família pode fazer com que ele desista do seguro, que tem valor médio de R$ 35, R$ 40", conta.

"Para as classes econômicas menos favorecidas, a contratação de seguros de assistência funeral e de vida é ainda mais essencial, uma vez que, em muitos casos, quando ocorre a morte do chefe da família, os dependentes não têm recursos financeiros para suprir nem mesmo suas necessidades mais básicas, como alimentação, vestuário e moradia", acrescenta o empresário.

Alinhada ao conceito do microcrédito, criado pelo banqueiro bengali Muhammad Younos, ganhador do Prêmio Nobel da Paz (2006), a SINAF foi pioneira no Rio na oferta dos seguros populares, que viriam depois a ser chamados de microsseguros e definidos pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) como "uma alternativa para beneficiar o crescimento econômico e o desenvolvimento humano, desempenhando papel fundamental, já que se encontra na fronteira entre os serviços financeiros e a proteção social, incorporando elementos de ambos".

Segundo o presidente da SINAF Seguros, a inclusão das camadas menos favorecidas no mundo dos seguros é muito importante porque contribui para a redução da pobreza. É o mercado ajudando a desenvolver uma teia de proteção social: "Já participamos de muitos eventos no mundo para compartilhar a experiência da SINAF com nossos seguros populares. A SINAF é um dos poucos casos de operações não subsidiadas que deram certo no mundo".

O sucesso do case é tamanho que a SINAF Seguros foi a única companhia brasileira a já convidada para fazer uma exposição numa conferências anualda IAIS (Associação Internacional de Supervisores de Seguros), a principal entidade do setor no mundo : "mantemos ainda interlocução constante com entidades como o Banco Mundial e BID, que entendem muito bem o papel das microfinanças no desenvolvimento social, e integramos ainda redes internacionais de colaboração entre seguradoras, como a Microinsurance Network, que discute como fomentar o desenvolvimento do acesso ao seguro. Entidades como a Bill & melinda Gates Foudation, OIT, Cçinton Foundation são alguns exemplos de entidades que participam desse esforço.

Como tudo começou —Fundada pelo pai de Pedro Bulcão, a SINAF deu os primeiros passos como plano de assistência funeral. Em 1999, a empresa já tinha grande exposição junto à opinião pública, mas sentia a falta de um melhor enquadramento jurídico para o negócio. Por conta disso a SINAF decidiu se tornar uma seguradora de vida. O produto que passou a ser oferecido foi o seguro de vida acompanhado de assistência funeral. "Um funeral pode facilmente custar a renda mensal de uma família. O que está em jogo é a condição de as famílias de oferecerem um enterro digno a seus entes. Nosso negócio é garantir a dignidade, e não a venda do seguro", acrescenta.

Oriundo do mercado da publicidade, Pedro dedicou-se desde o início da SINAF Seguros a fazer uso intensivo dessa importante ferramenta do marketing. Em parceria com o publicitário Sergio de Paula, apresentou ao mercado uma forma inusitada de falar de assunto tão solene como a morte: por meio do humor.

Não é diferente na nova campanha que começa a ser deflagrada em diversas plataformas -—tv aberta, You Tube, rádio, mídia outdoor. O primeiro filme, veiculado em horário nobre em emissoras de tv abertas por uma semana, se enquadra no conceito de anúncio de oportunidade, ao fazer graça com recente episódio envolvendo o ex-presidente Lula - "O sítio não é meu, o tríplex também não.

Série de seis filmes batizados "Outdoor", estrelados pelo ator Tonico Pereira, estão sendo usados como teasers no Facebook, trazendo outdoors históricos de campanhas passadas e criando expectativa para a nova campanha. Nos vídeos, a SINAF traz seu novo slogan: "35 anos transformando lágrimas em sorrisos."

Forte trabalho em outras redes sociais - You Tube e Instagram - objetiva viralizar os materiais produzidos. O rádio, plataforma em que o SINAF já se fez muito presente - patrocinando, até, a programação esportiva da Rádio Globo -, não foi esquecido. A campanha trará nada menos do que dez novos jingles, que serão veiculados ao longo de quatro meses, nas rádios Tupi, BandNews e Paradiso.

Outro desdobramento será a mídia exterior, com fronts na Av. Brasil, em Campo Grande, São Gonçalo, na Via Lagos e em Caxias.

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