Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/05/2016 - 08:37

Vacinas contra doenças pneumocócicas estão disponíveis na rede pública de saúde

Em 2015 a pneumonia causou mais de 11 milhões de internações e 475 mil mortes no Brasil. A bactéria S. pneumoniae, conhecida como pneumococo, é uma causa comum de pneumonia. Além disso, também pode causar outras doenças como meningite e bacteremia. Crianças, idosos e pessoas com determinadas doenças crônicas, como diabetes mellitus, possuem um risco aumentado de adquirir doença pneumocócica. No Brasil, o SUS disponibiliza gratuitamente dois tipos de vacinas que protegem contra doenças pneumocócicas.

A pneumonia é uma infecção que afeta os pulmões e pode ser provocada por vírus, bactéria ou fungo.5 Os sintomas característicos são tosse, febre e dificuldade de respirar.5,6 De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2015 ocorreram mais de 11 milhões de internações e 475 mil mortes por pneumonia no SUS..

A bactéria S. pneumoniae, conhecida como pneumococo, é um dos mais comuns agentes causadores de pneumonia. Além disso, o pneumococo pode causar outras doenças como meningite e bacteremia (infecção da corrente sanguínea). As doenças causadas pelo pneumococo são conhecidas como doenças pneumocócicas. A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 1,6 milhões de casos fatais de doença pneumocócica ocorrem no mundo anualmente, principalmente em crianças e idosos.

Além das crianças e idosos, pessoas com determinadas doenças crônicas, como diabetes mellitus e doença cardíaca, apresentam um risco aumentado de desenvolver doenças pneumocócicas invasivas. Estima-se que adultos com diabetes, doenças cardíacas crônicas e doenças pulmonares crônicas tenham três a seis vezes mais risco de desenvolver doenças pneumocócicas invasivas do que pessoas saudáveis da mesma idade.

O pneumococo pode ser transmitido de pessoa para pessoa por contato direto com secreções respiratórias, como saliva e muco. Boas práticas de higiene, como lavar as mãos regularmente e desinfetar superfícies potencialmente contaminadas colaboram com a prevenção da doença. Além disso, existem vacinas que ajudam a prevenir as doenças pneumocócicas.6

No Brasil, duas vacinas pneumocócicas estão disponíveis gratuitamente na rede pública.3,4 Uma vacina pneumocócica conjugada está disponível nos postos de saúde (UBS) para imunização de crianças com até 4 anos de idade.3 Para pessoas que apresentam certas condições médicas que levam ao risco aumentado de doença pneumocócica, como por exemplo o diabetes mellitus, os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs) disponibilizam, além da vacina pneumocócica conjugada para crianças, a vacina pneumocócica polissacarídica para adultos e crianças a partir de dois anos de idade. São cerca de 49 endereços espalhados pelo país e para se vacinar é preciso apresentar o pedido médico. Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar medicações.

. Vacinação gratuita contra as doenças pneumocócicas: Hospital Rocha Maia, Rua General Severiano, 91 – Botafogo, Rio de Janeiro(RJ).

. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC/Fiocruz), Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos.

. Posto de Urgência Dr Munir Busad, Rua Satiro Garibaldi, 171 – Centro, Itaperuna/RJ.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira