Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/05/2016 - 09:01

Museu Bispo do Rosário lança projeto merendeira cor-de-rosa: rumo à expedição

Ação beneficiará cerca de 800 alunos de 14 escolas públicas municipais de Jacarepaguá. Crianças participarão de 20 expedições pelo Circuito Cultural Colônia. O premiado Roger Mello assina as ilustrações do livro do projeto.

O Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, na Colônia Juliano Moreira, lança em junho o projeto Merendeira Cor-de-rosa: rumo à expedição, projeto de educação cultural-cidadã voltado para crianças entre 5 e 12 anos. Ao longo dos próximos seis meses, cerca de 800 estudantes de 14 escolas públicas municipais de Jacarepaguá serão beneficiados e participarão de 20 expedições pelo recém-criado Circuito Cultural Colônia, que inclui pontos de destaque na história de Bispo. “Mais do que uma referência à obra de Bispo, buscamos introduzir discussões sobre identidade, gênero, afetividades, corpo e sexualidade. O nosso desafio é ampliar a oferta de ações culturais pelo museu, um dos principais espaços da Zona Oeste do Rio de Janeiro”, explica Bianca Bernardo, Gerente de Educação do Museu Bispo do Rosário. O projeto integra o Circuito Cultural Rio, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Prefeitura do Rio, para a programação cultural dos períodos Olímpico e Paralímpico, que vai de maio a setembro de 2016.

Kit —A cada visita, com grupos integrados por 40 crianças, será distribuído um Kit Expedidor com bolsa de pano cor de rosa, cantil, bússola, broche, lupa, lanterna, um diário de expedição para registrar as experiências e um mapa exploratório da Colônia Juliano Moreira. Ao final do projeto, será produzido um livro infantil com ilustrações de Roger Mello, reunindo informações etnográficas, históricas e geográficas. Os livros serão distribuídos gratuitamente nas escolas.

Professores—O projeto prevê, ainda, a promoção de quatro encontros de formação para professores de todas as disciplinas. Eles funcionarão como verdadeiros laboratórios de intercâmbio de experiências e capacitação, estabelecendo um canal permanente de escuta, comunicação e avaliação entre as equipes de educadores das escolas e do Museu. “Nós vamos fazer um mapeamento das necessidades de cada escola e criar uma ação conjunta para as expedições, criando uma ligação direta com o conteúdo programático convencional. A ideia é contar com professores de todas as disciplinas e despertar neles a necessidade de discussões sobre memória, identidade e cidadania”, explica Bianca. Todos os professores receberão material de apoio para as atividades em sala de aula.

Escolas—As escolas selecionadas receberão, logo no início do projeto, a visita dos integrantes da Ação Educativa do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, que vão estreitar os laços entre museu e escola. “No primeiro contato será planejado um laboratório de criação que terá como norte a produção artística de Arthur Bispo do Rosário”, explica a Gerente de Educação. Crianças, professores, coordenadores pedagógicos e diretores serão integrados para que juntos possam construir um grande “bordado afetivo”.

Na etapa seguinte do processo de aproximação, os alunos terão um dia inteiro dedicado a uma imersão no Museu. As crianças vão conhecer a coleção do artista em uma visita educativa completa, terão experiências sensoriais partindo da produção artística de Bispo e dos trajetos percorridos por ele durante a sua vida na Colônia Juliano Moreira. Em uma segunda visita, os educadores vão acompanhar a produção dos diários de expedição dos alunos para exibi-los em um grande painel do projeto, presente no foyer do Museu. A etapa final prevê uma integração entre museu, escola, pais e professores.

O Circuito Cultural Colônia oferece aos visitantes a possibilidade de conhecer a história da Colônia Juliano Moreira. A imersão permite, ainda, o contato com os espaços onde Arthur Bispo do Rosário viveu. Entre os locais visitados estão a antiga sede da fazenda do Engenho de Nossa Senhora dos Remédios, do século XIX; o Aqueduto, construído na segunda metade do século XVIII para levar águas para abastecer os engenhos de cana-de-açúcar da região, tombado pelo IPHAN e a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, inaugurada em 1892 e tombada pelo INEPAC, entre outros. Outra atração é o Pavilhão 10, onde fica a cela de Arthur Bispo do Rosário.

Circuito Cultural Rio —Idealizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o Circuito Cultural Rio conta com mais de 700 atrações, selecionadas e patrocinadas por meio dos editais da Secretaria Municipal de Cultura, que serão apresentadas em mais de 100 espaços culturais espalhados por toda a Cidade, além dos eventos que acontecem ao ar livre. Com peças de teatro, exposições, shows, espetáculos de dança, atrações circenses, eventos de gastronomia, manifestações de rua, saraus, bailes e afins, o Circuito Cultural Rio vai possibilitar uma experiência integral da diversidade cultural carioca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira