Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/05/2016 - 08:32

Ganhando para jogar

Esportes eletrônicos conquistam o mercado e atraem jogadores.

São Paulo, maio de 2016 - Ganhar a vida se divertindo com games pode parecer apenas um sonho, mas se tornou realidade para jovens que investem na profissão - e ganham para jogar. O mercado dos e-Sports vem conquistando espaço e credibilidade, e segundo a consultoria SuperData (2015), existem mais de sete milhões de jogadores profissionais de e-Sports registrados em todo o mundo. Dentre os jogadores amadores e profissionais de League of Legends, um dos jogos de maior sucesso, são 67 milhões todos os meses, de acordo com informações da Riot Games, empresa criadora do game.

O número expressivo vem ganhando força e movimentou o setor em cerca de US$ 748 milhões em 2015, valor que deve alcançar quase US$ 2 bilhões em 2018. Com esta movimentação, os jovens jogadores têm se dedicado cada vez mais para integrar equipes e participar de competições. A equipe do KaBuM! e-Sports, patrocinada pelo maior e-commerce de tecnologia do país, desde 2013 atua em competições do jogo League of Legends, e já representou o país em uma competição mundial.

O KaBuM! e-Sports conta hoje com seis jogadores e um auxiliar técnico que recebem total apoio da empresa. Além de ampla estrutura para os treinamentos de seis horas por dia, cinco dias por semana (em uma gaming house exclusiva), os e-atletas têm uma rotina regrada, com horários determinados para treinos, refeições e atividade física, sempre orientados por profissionais de saúde, como psicólogo e nutricionista, mostrando que os gamers não estão pra brincadeira. A organização também contratou um coach chinês, Peter Zhang, que mora atualmente nos Estados Unidos e já atuou em times renomados do cenário mundial, responsável pelo acompanhamento dos treinos e definição de novas estratégias para cada partida. Além disso, há três jogadores reservas contratados pelo KaBuM!, que não vivem na gaming house, mas acompanham os treinos e estão aptos a jogar em diferentes posições.

Guilherme Fonte, diretor do KaBuM! e-Sports, garante que o investimento na equipe tem tido ótimos retornos. “É um mercado com muito potencial e ainda há muito a ser feito, especialmente em relação ao crescimento do cenário como um todo no país. Nesse ano, aumentamos os nossos investimentos em mais de 30%, sendo as melhorias direcionadas a um único time, em vez de duas line-ups, como no ano passado. O incentivo envolve serviços prestados diariamente aos atletas como a administração da gaming house, equipe multifuncional, além de garantir a estrutura necessária para apoiar e preparar o time. Outro ponto essencial é o engajamento de nossos patrocinadores – HyperX e Kaspersky, que são fortes incentivadores do processo de profissionalização, provando que os games vão muito além de um simples hobby”, comenta Fonte.

O Circuito Brasileiro de League of Legends, conhecido como CBLoL, é a maior competição do jogo no Brasil e é classificatório para o campeonato mundial, International Wildcard Invitational. A 2ª etapa da competição começou no dia 19 de maio, e o KaBuM! e-Sports já lidera o ranking, saindo invicto dos dois jogos dos quais participou até agora. O próximo jogo do qual a equipe do KaBuM! participará acontece no dia 29 de maio, e a final do CBLoL será no dia 9 de julho no Ginásio do Ibirapuera.

KaBuM! e-Sports —Em 2013, o KaBuM!, primeiro e maior e-commerce de tecnologia do Brasil, anunciou a criação de seu time próprio de League of Legends, responsável pelo título no campeonato brasileiro da categoria, em 2014, e primeiro time a representar o país no campeonato mundial. No ano seguinte, o projeto foi ampliado, passando a contar com mais uma equipe, denominada KaBuM! Black. Atualmente, após a fusão dos dois times, a formação oficial do KaBuM! e-Sports recebeu novos investimentos, que incluem, além de uma Gaming House de alto padrão, comissão técnica e equipe multifuncional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira