Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2016 - 09:40

Você é a pessoa certa no lugar errado?


Marcos foi um aluno que tive quando lecionei nas faculdades de Rádio e TV. Ele sempre foi um menino entusiasmado. Ama futebol, é simplesmente louco por isso. Adivinhe qual era o sonho do Marcos? Ser locutor de futebol.

Adivinha o que o Marcos fazia para pagar a faculdade? Trabalhava como assistente em uma Clínica Dentária. Ele ganhava bem, e era o único aluno da turma dele que necessariamente precisava trabalhar para pagar a faculdade. Coincidência ou não, ele sempre chegava antes dos outros alunos, e isso permitia que conversássemos e trocássemos algumas ideias antes da aula começar.

Um dia Marcos chegou cabisbaixo na aula e eu perguntei o que ele tinha. De uma maneira bastante emocionada, ele me revelou que o sonho dele era ser locutor de futebol, e que tinha feito um teste numa rádio e tinha sido reprovado. Estava tão arrasado, que queria largar tudo. Ele achava que o trabalho que tinha só servia para pagar a faculdade, mas que se a faculdade não servia para ajudá-lo a passar num teste de seleção, logo ele iria largar tudo. Não precisava de faculdade e nem de trabalho algum. Tudo o que eu pude dizer para ele naquela manhã foi: “nunca abandone seu sonho. Abandonar seus sonhos é abandonar a você mesmo”.

Apesar de ter concluído o curso e de ter abandonado aquele trabalho anos depois, Marcos foi um daqueles que continuou lutando pelo sonho, com mais dificuldade do que as pessoas normais, porque em paralelo ele pulava de empresa em empresa para tentar se sustentar. Sabe o que ele faz hoje?

Trabalha como locutor num programa esportivo de uma rádio. Ele acorda às 5h30 da manhã todos os dias, feliz da vida. E tem um outro trabalho também para compensar a não realização financeira que o trabalho da rádio traz. Quem sabe ele não seja tão talentoso assim, mas conseguiu um ponto de equilíbrio entre a felicidade no trabalho e a realização financeira.

Talvez você se pergunte: e por que ele não volta para a clínica em que trabalhava então, em paralelo com a rádio? Porque infelizmente essas são coisas que só a maturidade nos ensina. É preciso viver e descobrir muitas coisas antes disso. A primeira delas é a nossa semente, e a segunda é o nosso sonho. Precisamos fazer com que eles se encontrem, e isso precisa acontecer o mais rápido possível.

. Por: Alessandra Assad, especialista em gestão de pessoas e negócios, e atua como professora do ISAE/FGV, instituição de ensino de Curitiba (PR).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira