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31/05/2016 - 07:38

Outsourcing em contabilidade: vantagens que vão além da economia financeira


Com a atual situação econômica do Brasil, é comum encontrarmos empreendedores locais e investidores estrangeiros buscando auxílio para abertura de novos negócios, solicitando estudos para identificação de novas oportunidades, redução de custos tributários, trabalhista e financeiros, ou ainda buscando informações que os auxiliem na condução de seus negócios.

Algumas das alternativas geralmente escolhidas para a solução de tais questões são a terceirização de seus processos de back office ou a contratação de consultorias que, com serviços especializados, proporcionem estudos detalhados para a redução da carga tributária, encargos trabalhistas e implementação das melhores práticas para auxilio na redução dos custos financeiro.

As premissas adotadas por CFOs, controllers e diretores administrativos financeiros de empresas, com sede internacional, geralmente decorrem de orçamentos pré-definidos pelas organizações e que devem ser cumpridos à risca.

A questão é que as empresas não levam em conta a complexidade da legislação brasileira relacionada a encargos fiscais e trabalhistas, que vão desde o processo de abertura de empresas até a simples criação de uma conta corrente bancária, passando por autorizações de agências reguladoras, alvarás, licenças de funcionamento das mais variadas possíveis e o fluxo de informações eletrônicas necessárias para atender à legislação fiscal e trabalhista.

O desafio das empresas de consultoria e outsourcing que atendem este nicho de mercado não se limita a encontrar a melhor alternativa para prestação de serviços com o menor custo ou cumprir o escopo dos trabalhos solicitados pelos seus clientes, mas sim, mostrar valor agregado dos serviços contratados e o quanto estas características intangíveis, que muitas vezes não parecem mensuráveis, trazem retorno de investimento.

Entre os diversos fatores considerados subjetivos que devem ser incluídos nas negociações com os contratantes, temos:

. Envolvimento direto de sócios e diretores na gestão dos contratos;

. Parceria e riscos compartilhados;

. Personalização do atendimento;

. Expertise no segmento em que o serviço será prestado (experiência prévia adquirida);

. Especialização e preparação técnica dos profissionais envolvidos;

. Manutenção do parque tecnológico e de sistemas utilizados pelo provedor;

. Custo do espaço utilizado pelo provedor.

A escolha do fornecedor pelo empreendedor, baseando-se somente no preço final a ser pago e sem a verificação dos requisitos mínimos necessários para o bom atendimento e obtenção do melhor resultado nos serviços contratados, pode gerar problemas futuros infinitos e com consequências desastrosas que muitas vezes não serão resolvidas em curto espaço de tempo.

O desafio do empreendedor é efetuar a melhor escolha, porém, os prestadores de serviços têm o desafio de demonstrar aos seus targets o seu verdadeiro diferencial em preço e qualidade. As empresas que conseguirem demonstrar isso de maneira mais clara e criativa são as que conseguirão fechar os melhores contratos sem causar frustrações de ambas as partes.

. Por: Katia Abate, sócia da área de outsourcing da BDO, uma das Big 5 do setor de auditoria e consultoria.

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