Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2016 - 07:02

Auditoria interna e a transição do país


O momento histórico vivido pelas instituições brasileiras tem impulsionado a necessidade de investimento, cada vez mais urgente, das organizações públicas e privadas no fortalecimento de suas governanças corporativas. Nesse cenário, a atuação do auditor interno tem sido fundamental para a transparência dos processos

O Brasil passa por um momento de transição. Além das revelações de desvios de condutas e das discussões por um país mais ético, números, processos e relatórios estão sendo explicitados para que a nação tenha real dimensão dos desafios que teremos que enfrentar daqui para frente.

Esses dados são avaliados diariamente por auditores que identificam fragilidades de controles internos, possíveis desvios, fraudes, ilicitudes e que colaboram efetivamente no combate à corrupção do país ao recomendarem ações que possam corrigir rumos e, até mesmo, recuperar a saúde financeira das organizações.

Segundo André Marini, presidente do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – IIA Brasil, o papel moderno desses profissionais é o de fazer uma avaliação completa para mostrar ao comando das empresas qual a situação real e quais decisões podem ser tomadas. “Tem sido enorme a valorização do auditor interno no mundo, pois além de trazer as discussões contábeis, financeiras e de gestão com total transparência, ele tem condições técnicas de indicar ferramentas e soluções que fortalecerão as estruturas de governança das instituições. E o mercado já compreendeu que esses recursos são compulsórios para quem aposta na longevidade de seus negócios”, explica.

No momento de transição de uma nação é crucial que o auditor interno atue com total independência seja na esfera pública ou privada. Na mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto Global de Auditoria Interna – The IIA – destacou-se que 86% dos auditores internos ouvidos em todos os continentes, afirmam que pretendem continuar na área por no mínimo cinco anos. No Brasil, o patamar é de 80%, em linha com os resultados globais. Os dados refletem perspectivas positivas eotimistas quanto à carreira.

O IIA Brasil tem contribuído com a promoção de cursos, seminários e na gestão das certificações internacionais, essenciais na formação de um auditor interno, a fim de estimular conceitos técnicos e valores de conduta ética para que o profissional do setor torne-se também agente nocombate à corrupção. “Estamos empenhados no processo de ampliar as fontes de conhecimento, com o intuito de gerar subsídios para que o auditor atue de acordo com as normais globais da profissão. Com auditores mais capacitados,certamente combateremos a corrupção de frente e teremos um país mais ético”, prevê Marini.

Além da organização do Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna, que acontece em setembro na capital paulista, com expectativas de quebra de recorde em participação, o Instituto tem colaborado com apoio técnico na capacitação de profissionais que atuam em órgãos como a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU). São instituições consolidadas que merecem o apoio e o respeito da sociedade pelo trabalho que revela aos brasileiros a importância das atividades de auditoria em um país.

O IIA Brasil — O Instituto dos Auditores Internos do Brasil, chamado anteriormente de Audibra, completou 55 anos de fundação sendo uma das cinco maiores entidades da carreira do planeta, entre os 190 países afiliados ao The Institute of Internal Auditors – IIA Global, a mais importante associação do setor no mundo. Referência na América Latina, o IIA Brasil auxilia na formação de outros Institutos como o IIA de Angola. No Brasil a entidade coordena todo o processo de obtenção decertificações internacionais, como o CIA (Certified Internal Auditor), além de promover debates, cursos técnicos, seminários e congressos. | www.iiabrasil.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira