Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2016 - 07:29

Cammada: plataforma inovadora para materialização de ideias

Serviço pioneiro conecta consumidor e fornecedores de impressão 3D.

As novas tecnologias mudaram as formas das pessoas se relacionarem e consumirem. O consumo colaborativo surge como uma das principais tendências derivadas do conceito de economia compartilhada. Nesse mundo conectado, os clientes não precisam deter a posse permanente de um produto ou serviço. A partir dessa premissa surgem novos negócio como a Cammada, a primeira plataforma que conecta pessoas que querem materializar ideias ou memórias por intermédio dos serviços de impressão 3D.

Segundo o João Pedro Faro, um dos criadores do negócio, a Cammada surgiu quando ele e seus quatro sócios, os designers de produto Bernardo Clarkson, José Luis Oliveira; e Jefferson Araújo, e o desenvolvedor de programação, Herrison Mendonça, identificaram que o mercado brasileiro concentrava um alto número de impressoras 3D ociosas. “Verificamos que no mercado brasileiro havia um grande número de fornecedores de impressão 3D (printers) pulverizados, mas nenhum com demanda expressiva, daí surgiu a ideia de criar um ambiente virtual para facilitar a compreensão de um cliente leigo e dar a oportunidade de canalizar o desejo de imprimir uma ideia”, explica.

O novo negócio, que surgiu em janeiro de 2016, com investimentos de R$ 50 mil, além de permitir que qualquer pessoa encontre o serviço de impressão 3D, atua também como um agente de atendimento ao consumidor, “dessa forma conseguimos ajudar ao cliente tirando dúvidas a respeito dessa nova tecnologia, que começa a chamar a atenção”, frisa o empresário. Hoje interessados de todo o Brasil podem ter acesso a plataforma, que já conta com mais de 150 fornecedores cadastrados.

Tecnologia de prototipagem —Números apontam que a demanda por esse tipo de serviço dobrará a cada ano pelos próximos cinco anos, passando a ser utilizada cada vez mais, tanto por empresas, quanto por leigos. Hoje a Cammada tem atendido a uma clientela bastante variada, que vai do cliente pessoa física, que solicita impressão de produtos já existentes, à pessoa jurídica, que desenvolve seus próprios produtos, porém não dispõe de recursos para isso, como, por exemplo, o de peças específicas sem informações técnicas disponíveis.

A Cammada dispõe de tecnologia e profissionais que poderão modelar esse material, por intermédio de softwares específicos, para a posterior impressão em 3D. “A Cammada faz todo o gerenciamento da produção desse produto”, afirma Faro.

Entre os trabalhos já realizados estão o gerenciamento da impressão dos 300 braceletes distribuídos pela Renner em um evento de moda, o de peças de reposição esgotadas para máquinas, e o atendimento a designs de moda, que desenvolvem anéis e braceletes para serem complementados com acabamentos específicos.

A empresa está se estruturando para deixar de ser apenas uma plataforma, para também, ela própria, oferecer os serviços de impressão 3D, neste sentido está negociando parcerias e já tem uma novidade para breve: “Está em processo de prototipagem o serviço de modelagem de pessoas para bolos por impressão em 3D”, antecipa o empreendedor.

O site da empresa [http://cammada.com] elenca uma lista variada dos serviços oferecidos onde o cliente pode escolher o material, a cor e a qualidade do serviço, para receber o produto pronto em sua casa, a um preço acessível.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira