Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2016 - 07:53

Rio 2016: delegação brasileira de Judô é composta exclusivamente por militares

Brasília (DF) — ? A Confederação Brasileira de Judô divulgou, no dia 1º de junho (quarta-feira), os 14 judocas classificados para o Time Brasil durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. A delegação será composta exclusivamente por militares que integram o Programa Atletas de Alto Rendimento do Ministério da Defesa. A modalidade está entre as apostas de medalhas brasileiras para as Olimpíadas.

De forma inovadora a CBJ fez suspense na divulgação dos atletas olímpicos. A cada meia hora, a Confederação postava em sua rede social um vídeo com ex-atletas anunciando uma categoria de peso, com dois nomes de classificados para o Time Brasil. Um dos anúncios foi feito pelo campeão Aurélio Miguel, ouro nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e bronze nos Jogos de Atlanta, em 1996. ?Hoje, estou aqui para anunciar, em nome da Confederação Brasileira de Judô, os atletas que vão representar o Brasil nas Olimpíadas Rio 2016, na categoria meio-pesado. No masculino, Rafael Buzacarini. No feminino, Mayra Aguiar?, comunicou o campeão.

Para o diretor do Departamento de Desposto Militar do Ministério da Defesa, almirante Paulo Zuccaro, ter uma delegação composta apenas por militares é o retorno de um trabalho que vem sendo construído ao longo dos anos. "Para o Departamento de Desporto Militar, ilustra de modo cabal a excelência de um trabalho realizado em prol do desenvolvimento do esporte nacional. É a afirmação do Programa Atletas de Alto Rendimento", afirma Zuccaro.

"Para o Departamento de Desporto Militar, ilustra de modo cabal a excelência de um trabalho realizado em prol do desenvolvimento do esporte nacional. É a afirmação do Programa Atletas de Alto Rendimento", afirma o almirante Zuccaro.

Soldado do Exército, Rafael Buzacarini, 25 anos, foi uma das grandes surpresas da delegação que vai subir no tatame na disputa por medalhas. O atleta pratica a modalidade desde os cincos anos e terá a oportunidade de participar pela primeira vez de uma Olimpíada em seu País. Em 2015, Buzacarini subiu ao pódio como vice-campeão do Grand Slam Paris, uma das grandes conquistas do agora atleta olímpico.

Com o objetivo de ser bicampeã olímpica, a atleta da Marinha, Sarah Menezes, garantiu sua vaga no Time Brasil nos Jogos Rio 2016, na categoria ligeiro (até 48 kg). Nascida em Teresina (PI), a sargento tem como técnica preferida Ashi-waza. Suas principais conquistas incluem a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012; bronze nos Mundiais Rio 2013, Paris 2011 e Tóquio 2010; prata nos World Masters Guadalajara 2016 e Tyumen 2013; tetracampeã pan-americana (2010, 2013, 2015 e 2016); ouro no Grand Slam de Tuymen 2014; prata no Mundial Militar Astana 2013 e Bicampeã Mundial Junior (2008 e 2009).

Tradição — Os judocas militares do programa de desporto do Ministério da Defesa têm agora o desafio de repetir o feito dos Jogos Pan-Americanos de 2015, quando abocanharam para o Brasil 12 medalhas, e também as conquistas dos 6º Jogos Mundiais Militares de 2015, que colocou o Brasil em primeiro lugar no ranking nessa modalidade, com duas medalhas de ouro por equipe e mais nove medalhas individuais, sendo três de ouro, três de prata e três de bronze.

A meta do Ministério da Defesa é classificar para as Olimpíadas 100 atletas militares e conquistar 10 medalhas. Esses números são o dobro das Olímpiadas de Londres, em 2012, quando 51 atletas militares competiram, trazendo como resultado cinco medalhas (uma de bronze no pentatlo moderno; três de bronze e uma de ouro no judô). Até o momento, de acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), integram o Time Brasil 198 atletas, dos quais 95 são militares que integram o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) - representando 48% do total.

A lista de classificados.:

. Categoria Ligeiro: Masculino - Felipe Kitadai - Exército (reserva da Força Armada) | Feminino - Sarah Menezes - Marinha.
. Categoria Meio-Leve: Masculino - Charles Chibana - Exército | Feminino - Erika Miranda - Marinha.
. Categoria Leve: Masculino - Alex Pombo - Exército | Feminino - Rafaela Silva - Marinha.
. Categoria Meio-Médio: Masculino - Victor Penalber - Exército | Feminino - Mariana Silva - Marinha.
. Categoria Médio:Masculino - Tiago Camilo - Exército | Feminino - Maria Portela - Marinha
. Categoria Meio-Pesado: Masculino - Rafael Buzacarini - Exército | Feminino - Mayra Aguiar - Marinha
. Categoria Pesado: Masculino - Rafael Silva - Exército | Feminino - Maria Suelen Altheman - Marinha.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira