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03/06/2016 - 08:14

Das ideias para a prática – engajar é a palavra de ordem

A palavra estratégia é utilizada até a exaustão em tempos de instabilidade econômica. Já reparou em quantas vezes não ouvimos algo como “precisamos de estratégia para atravessar a crise” ou, então, “precisamos definir qual a melhor estratégia para conquistar mais clientes esse ano”. E por aí vai. Exemplos não nos faltam.

O mais importante nem todos comentam que é a parte da execução. É preciso definir, na verdade, a melhor forma de sair do tático para a prática. De forma geral, a metodologia que prevalece no mercado é focada na análise e definição do plano estratégico de ações sem, necessariamente, discutir como executá-lo. E isso é o que fará diferença para sua empresa no final das contas. Sem resultados, a estratégia não vale de nada. No papel, as ideias e ações não geram efeito algum.

Donald Sull, referência em temas como estratégia e execução, desenvolveu um projeto, há alguns anos, para descobrir como as organizações complexas podem executar seus planos de forma realmente eficaz. O estudo incluiu mais de 40 experiências com mudanças nas empresas para medir seu verdadeiro impacto. Um dos principais insights indicou que crenças amplamente aceitas sobre como implementar uma estratégia estão erradas.

O primeiro mito é de que a execução tem o mesmo sentido que alinhamento. A maioria das empresas traduz sua estratégia em diferentes objetivos, os distribuem pela hierarquia e medem o progresso. Isso, sem perceber, desvincula a estratégia da ação. Por isso, um dos pontos mais importantes para conseguir sair do campo das ideias e partir para a prática é conseguir engajar todos os seus colaboradores.

Somente o board da diretoria não consegue executar tudo. As ações não devem ser impostas para todos os colaboradores. Cada profissional precisa entender e saber para onde a empresa quer ir e como ela pretende chegar lá. Somente assim é possível ter ação, de fato. E digo mais, será possível ter ações com efeitos positivos para toda organização.

Surge aqui um outro ponto importante: a comunicação da sua estratégia para toda organização. É preciso encontrar o melhor meio para falar sobre o caminho que a empresa percorrerá, de forma que todos entendam e tenham consciência de seus papéis dentro da cadeia produtiva. Nós só somos capazes de engajar, de fato, com alguma causa quando temos uma visão clara do nosso papel e temos uma meta definida e traçada.

Engajamento sempre foi a palavra de ordem. Hoje, muito mais do que antigamente. O perfil dos profissionais e o momento econômico em que vivemos mexem diretamente com nossas percepções. Oferecer aos seus colaboradores a sensação de serem parte de algo e fazer com que se sintam valorizados são partes fundamentais para executar todo o plano estratégico da sua empresa. Defina metas para sua empresa para os próximos 12 meses e desdobre essas metas em ações bastante pontuais – com data de começo, meio e fim. Transmita essas mensagens para toda companhia e, certamente, tudo caminhará para o objetivo proposto.

. Por: Marcelo Perassi, gerente de Governança Corporativa, Desempenho Organizacional e Inovação da Accesstage. |www.rmacomunicacao.com.br.

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