Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/03/2008 - 11:13

Eros & Thanatos: A Morte sob a Óptica da Enfermagem

Cuidados de enfermagem em momentos terminais em lançamento da Yendis Editora.

A morte faz parte da prática diária de muitos profissionais, principalmente de enfermeiros, médicos e outros agentes de saúde que atuam em ambientes hospitalares. Compreender suas nuances requer uma abordagem ampla e diversificada. É esse o ponto de destaque de Eros & Thanatos: A Morte sob a Óptica da Enfermagem, novo lançamento da Yendis Editora. Baseado em teorias do psicanalista austríaco Otto Rank, contemporâneo de Sigmund Freud, e em experiências de profissionais brasileiros, a obra oferece os fundamentos para encarar e aceitar melhor o fenômeno da partida para outras jornadas.

“Nossa proposta é tratar com naturalidade uma situação que permeia o cotidiano de todos, em especial de quem vive no contexto das práticas assistenciais da saúde. Decodificamos nosso estudo formal acadêmico de tese de doutoramento em uma versão literária, envolvente para o leitor, que articula as vertentes teórico-filosóficas com experiências do próprio autor”, resume o professor doutor Wiliam César Alves Machado, autor do livro e Membro Fundador do Núcleo de Pesquisa e Experimentação do Cuidado de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP – UNIRIO).

Utilizando aspectos mitológicos e religiosos, temas como conflitos emocionais, teorias psicanalíticas e abordagens transcendentais, entre outros tópicos, são explorados no intuito de colaborar com a atuação profissional junto às pessoas em situações terminais. Destaque para “Lembranças e experiências”, um capítulo dedicado às histórias de profissionais de enfermagem, e “Relato Autobiográfico”, do próprio autor, dr. Wiliam, que em outubro de 1994 foi vitima de agressão e vivenciou situação de quase-morte devido a uma perfuração no crânio.

“Estive próximo do limiar da morte e transcendi situações que só acompanhei pelos meus pacientes. Por isso, estudo a questão e busco proporcionar uma base para atender pacientes e familiares nestes momentos tão difíceis”.

Autor - Wiliam César Alves Machado, Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto (aposentado) do Departamento de Enfermagem Fundamental da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Membro Fundador do Núcleo de Pesquisa e Experimentação do Cuidado de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP – Unirio).Membro Fundador do Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN – UFRJ).Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Três Rios (RJ).

Joséte Luzia Leite - Livre-docente em Enfermagem Médico-Cirúrgica e professora emérita da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Membro da diretoria do Núcleo de Pesquisa em Educação, Gerência e Exercício Profissional em Enfermagem (NUPEGEPEn) e do Núcleo de Pesquisa Histórica da Enfermagem Brasileira. Diretora do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem (CEPEn) da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). | Eros & Thanatos: A Morte sob a Óptica da Enfermagem, 1ª edição ,206 páginas | www.yendis.com.br | Telefone (11) 4224-9400

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira