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04/06/2016 - 09:47

Inovar é preciso: dicas para o lojista ampliar seu poder de venda


O modelo contemporâneo de comércio conta com uma concorrência feroz e uma percepção ‘comoditizada’ dos consumidores sobre os produtos negociados. Isto é, todos do comércio vendem de tudo, geralmente são produtos exatamente iguais ou com diferenças mínimas, o que leva o consumidor a buscar a maximização do binômio desejado: produto-preço. Conseqüentemente, isso resultará na satisfação, ao final da negociação. Satisfação essa que ele certamente expressará através de sua rede social, com amigos e parentes, expondo inclusive sua marca, principalmente, quando a experiência for negativa.

O modelo de negócio onde os lojistas buscam de forma mais agressiva por consumidores, apresenta-se cada vez mais em um espaço apertado geograficamente, portanto é necessário manter os melhores preços, prazos e promoções de forma acirrada e, dessa forma, captar a atenção do consumidor para fechar mais negócios.

Mas como o lojista pode maximizar a oportunidade da venda?

Atualmente o lojista precisa entender que ele não vende mais onde quer e como quer, não é o lojista quem decide onde a negociação vai acontecer, mas sim o consumidor e suas características únicas e específicas que estabelecem o local onde vai comprar, a forma como deseja pagar e de quem fará a aquisição.

Ao lojista cabe estar ali no "Olho do Furacão da Negociação".

É preciso ampliar sua capilaridade para aumentar as chances de oportunidades.

Definirei aqui três pontos imprescindíveis para que se obtenham melhores resultados de venda: 1. Aumentar as chances de oportunidades e para isto é preciso conhecer os novos comportamentos de consumo para estar onde você ainda não está:

Para os empreendedores com lojas físicas é necessário estar na WEB, para onde a maioria está migrando em busca de novas oportunidades de negócios. Anualmente temos visto uma queda no volume de compras no varejo, mas um crescimento significativo nas vendas por e-commece, ou seja, o mercado digital rompe fronteiras e chega para solucionar problemas de tempo, deslocamento e preço.

Para os empreendedores que já operam no e-commerce é importante melhorar a sua tecnologia, ampliar para as plataformas mais modernas disponíveis no mercado, aumentar a visibilidade através das ferramentas de marketing digital, internacionalizar sua loja e assim atingir o mercado externo - exportar (nada impede você de concorrer com as lojas de outros países) e buscar outros paradigmas da relação de consumo no mundo digital

2. Maximizar a oportunidade de venda e oferecer mais com um custo menor, isso só é possível através de novas tecnologias: É preciso estar atento às oportunidades de venda com a oferta do menor custo possível. Por exemplo: se hoje eu não vendo pela WEB ou se estou iniciando um negócio e quero vender meu produto ou serviço pela WEB, eu preciso buscar as alternativas que tendem ao custo zero, para o risco de eu não ter sucesso naquela oportunidade de venda e também que me custe o mínimo quando a venda for concretizada com sucesso. É imprescindível a gestão dos custos... Conheça seus custos!

 3. Diferenciar-se, como? Valores intangíveis melhoram a percepção dos preços de venda tangíveis: Não é necessário somente baixar preço para vender mais, pois baixar preços podem levar a um erro sem volta e gerar riscos futuros para seu negócio, mais do que isso é preciso transmitir ao consumidor a segurança e a garantia que ele tem ao fazer negócios com você.

Outro ponto fundamental: Melhorar o apoio e suporte na venda e na pós-venda, qualificando o atendimento por meio de profissionais pró-ativos, com conhecimento técnico e de limite ao falar em nome da loja.

Ter regras flexíveis e instruir não somente o gerente da loja, mas também seus vendedores que, na verdade, dever ser excelentes servidores e facilitadores para àqueles consumidores que escolhem o seu produto ou serviço e mais do que isso, eles escolhem você para conduzi-lo ao “olho do furacão” do negócio de compra e venda!

. Por: Welson Marinho, diretor comercial do Fliig,

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