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Tecnologia é chave para crescimento de pequenas e médias empresas

Segundo Miguel Ruiz, diretor da MR Consultoria, a terceirização de serviços e de infra-estrutura de Tecnologia da Informação (TI) é uma questão prática, importante, e também tem sido empregada na rotina das pequenas e médias empresas.

Na sua avaliação, com o objetivo de diminuir as atividades de suporte e focar as operações no negócio principal, pequenos e médios empresários estão transferindo para prestadores especializados os serviços que não fazem parte do seu core-business,. “Enquanto isso, os profissionais da empresa focam-se exclusivamente na realização das atividades de desenvolvimento e crescimento do negócio”, analisa Miguel Ruiz.

A terceirização da TI tem sido procurada também pela redução de custos. Essa estratégia, válida para muitos casos, deve levar em conta os possíveis riscos de cada mudança. “Muitas vezes, as empresas não planejam o que devem e como vão terceirizar suas atividades, e o resultado, ao invés de custos mais baixos, é um aumento de gastos para solucionar os problemas que foram criados com a idéia. Para terceirizar com resultados, é necessário pensar antes de tudo em três fatores essenciais: O que terceirizar, como terceirizar e quando terceirizar”, alerta Ruiz.

Em seu ponto de vista, as tecnologias da informação se aprimoraram para atender às exigências das pequenas e médias – incorporando dados e processos – certificando maior disponibilidade dos sistemas, moldando, inclusive, as chances de competição e sobrevivência dos negócios.

Para Ruiz, além de diminuir riscos associados na formação de uma equipe interna, contratar uma gestão experiente e eficiente de TI garante às PME’s um controle absoluto dos processos para que os investimentos convertam-se em credibilidade, mais eficácia e eficiência. “Antes de tudo, a tecnologia da informação deve agregar valor ao negócio para consolidar uma verdadeira parceria de sustentação e impulsão”, avalia.

“Uma equipe terceirizada de especialistas pode desenvolver estratégias, operar novas tecnologias e avaliar continuamente o desempenho das práticas e das pessoas, para garantir agilidade ao contratante. Além disso, deve acompanhar as metas pré-definidas pela organização e otimizar a contribuição da TI para a convergência dos seus objetivos empresariais”, conclui o consultor.

Miguel Ruiz atesta que o gerenciamento dos serviços em TI contribui sobremaneira na ascensão das pequenas e médias empresas, na centralização dos aspectos técnicos e práticos para a implantação das tecnologias disponíveis. O principal objetivo dos serviços terceirizados é preparar as PME’s para a tomada de decisões e na escolha das melhores soluções.

MR Consultoria - A MR Consultoria nasceu, em 1999, inicialmente, para atender a terceirização do setor de TI da Valeo Iluminação. Hoje, com clientes do porte de: Sogefi, Blue Life, Hospital do Câncer, Crown Petropar, JHT, Metal 2, Bunge, Solving, Austex, Fiamm, e mais recentemente FITESA, entre outros, a empresa se consolida como integradora de soluções na área de Tecnologia da Informação (TI). Fornece consultoria de negócios, outsourcing (terceirização) dos serviços de TI, implantação de ERP´s e diagnósticos na área de informática. Metodologias como: PMI, COBIT e ITIL, entre outras, são utilizadas pela MR a fim de alcançar as metas estabelecidas de forma mais precisa.

Como ferramenta de gestão do serviço de outsourcing, a MR Consultoria mantém, em seu site (www.mrconsultoria.com.br) um portal de serviços na internet voltado para clientes, facilitando o acesso e a interatividade. Este canal proporciona agilidade no gerenciamento de todas as operações terceirizadas.

Instalada, desde outubro passado, na rua Geraldo Flausino Gomes, no Brooklin em São Paulo, a empresa tem crescido a uma taxa de 52% ao ano, muito além das metas alcançadas pelo mercado nacional.

A estrutura da empresa é enxuta, conta 65 profissionais, todos altamente qualificados. Miguel explica a razão do sucesso: “faz parte de nossa missão entender claramente as necessidades do cliente e fornecer serviços que possam atender tais necessidades. Utilizamos as melhores e mais atualizadas ferramentas e nossos profissionais são os mais capacitados existentes no mercado. Excelência operacional e dinamismo são os nossos diferenciais.”

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