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08/06/2016 - 08:04

Pointlogic lança ferramenta que mapeia a jornada de decisão do consumidor


Pioneira, única e exclusiva no Brasil, a Commspoint Journey se torna uma valiosa ferramenta para o planejamento, criação e execução de campanhas publicitárias.

São Paulo—O mercado brasileiro acaba de ganhar uma ferramenta que revela a jornada do consumidor em todas as suas etapas de decisão de consumo, chamada Commspoint Journey, desenvolvida pela Pointlogic, empresa do grupo Nielsen, líder em software e análise. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com algumas agências de publicidade, entre elas a DM9DDB, Neogama, LDC, Y&R e RaeMP com objetivo de melhorar o retorno de marketing sobre o investimento (ROI). A ferramenta fornecerá todas as informações sobre todas as fases de uma compra do consumidor, em 47 categorias de produtos (Brasil).

Todos os consumidores vivenciam uma trajetória em sua compra (jornada de compra), desde quando se tornam conscientes de um produto ou serviço até o momento da aquisição, assim como as experiências pós-compra com a marca. Para se manterem competitivas, as marcas precisam entender essa jornada. Esta nova ferramenta, que acompanhou a coleta de mais de 10 mil jornadas de compra no último trimestre de 2015, responde perguntas de extrema relevância, que buscam entender a complexa mistura de atitudes, motivações e comportamentos dos atuais consumidores: Quais são as necessidades e emoções do consumidor em cada etapa da jornada? Quais são os meios de comunicação e mensagens mais relevantes em cada etapa? Onde e quando as pessoas entram na jornada e quais são as suas necessidades ao longo do caminho? Em cada momento o que é que tem que ser comunicado e como?

Cinco etapas-chave da jornada foram cuidadosamente escolhidas para garantir a análise aprofundada de várias categorias de publicidade: Ser, Início, Exploração, Compra e Usufruir. Estas etapas-chave cobrem tudo, desde o pré-conhecimento de marcas até necessidades através da jornada e atividades pós-compra, como tirar fotos do seu novo carro e recomendar o produto para outros. Reconhecendo que cada jornada do consumidor é única, o sistema pode espelhar as influências práticas e psicológicas que frequentemente impulsionam as compras dos indivíduos.

Nos países onde já foi lançado, o Commspoint Journey se tornou um novo paradigma para o planejamento, criação e execução de campanhas publicitárias. A ferramenta destaca as estratégias de marketing e meios de comunicação necessários para atingir um consumidor, planos de midia que atendam às necessidades dos consumidores certos, no momento certo e com as mensagens certas, bem como a intensidade do investimento necessário, para maximizar a efetividade da sua comunicação ao consumidor.

Para Adrian Ferguson , VP de Mídia da DM9DDB, “por meio de análises de necessidades e sentimento do consumidor, com Consumer Journey será possível ir além das análises de processo de decisão de compra, pois esta ferramenta nos permite conhecer a fundo as características emocionais de como este consumidor se encontra em cada estágio da jornada e quanto tempo isso toma de sua rotina. Enfim, uma excelente ferramenta para otimizações de mensagem e ações atitudinais, que já está disponível para nossos clientes da agência”.

"Marcas que não se comunicam de forma adequada, utilizando as mensagens certas, através da melhor mídia, atendendo as necessidades, emoções e desafios enfrentados pelo consumidor em cada passo da jornada de decisão, não permanecerão competitivas por muito tempo.” – alerta David Eastman, Managing Director da Pointlogic América Latina. "Os consumidores estão melhor informados, com mais opções de produtos e serviços, e expostos diariamente a uma lista de canais de mídia que cresce exponencialmente. Isso exige um conhecimento profundo de como os consumidores tomam decisões. O Commspoint Journey é uma ferramenta com alta escala de análises que permite a análise e comparação de diferentes targets ao longo da jornada de decisão de compra, utilizando variáveis tais como faixas etárias, classes sociais e arquétipos, por regiões ou ponderado nacionalmente.”

A Pointlogic —Empresa adquirida pelo grupo Nielsen em março de 2016, a Pointlogic é líder global em sistemas de apoio à decisão de marketing com soluções inovadoras capazes de fundamentar planejamento de mídia mais precisos, contribuindo para um melhor ROI (retorno sobre investimento).

A Pointlogic é uma empresa multinacional com sede em Roterdã em operação desde 1992, está presente hoje em mais de 100 países e com escritórios em São Paulo, Roterdã, Londres, Paris, Nova York, Frankfurt, Singapura e Xangai. A Pointlogic tem contabilizado em seu rico e extenso portfólio de atividades, trabalhos com mais de 200 clientes ‘blue chip’, contemplando as maiores agências de propaganda, a quase totalidade das empresas especializadas em mídia e grandes anunciantes em todos os continentes.

Os sistemas Pointlogic, alguns sindicalizados, outros personalizados conforme os objetivos específicos de marketing, e todos viabilizados com custos extremamente reduzidos especialmente por ser fiel a proposta de ROI, propõem a criação de soluções estratégicas que usam pesquisas, modelagem econométrica e softwares muito amigáveis que mensuram e sugerem a maior influência da comunicação junto ao consumidor. Estas soluções garantem, comprovadamente, a maior eficácia dos investimentos alocados para o marketing em geral.

Frequentemente, os estudos da Pointlogic contemplam, com a mesma intensidade, a integração das seguintes variáveis: o público consumidor a ser influenciado; os atributos reais do momento da campanha que motivam o maior envolvimento com o consumidor; os canais de mídia mais influentes na transmissão dos atributos e o conteúdo (contexto criativo) mais apropriado, por canal, para alcançar todos os objetivos de comunicação e de marketing. Desta forma estes estudos/soluções oferecem aos profissionais todas as referências possíveis para o perfeito equilíbrio das variáveis na busca do melhor resultado com o menor investimento, respeitando todos os objetivos de marketing propostos na estratégia.

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