Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/06/2016 - 08:17

Executivo da Vallourec é o novo presidente do Conselho Diretor do Aço Brasil


Representantes das principais companhias do setor e do governo estão reunidos em São Paulo para discutir a crise durante o 27º. Congresso Brasileiro do Aço. Governo Michel Temer promete analisar demanda da cadeira sidero-metalúrgica pelo não reconhecimento da China como economia de mercado.

A abertura do Congresso Brasileiro do Aço no dia 8 de junho(quarta-feira), em São Paulo, foi marcada pela posse de Alexandre de Campos Lyra, Vice-Presidente Sênior do Grupo Vallourec na América do Sul, como novo presidente do Conselho Diretor do Aço Brasil. Os presidentes das empresas associadas, especialistas mundiais e governo estarão reunidos até o dia 9 de junho(quinta-feira), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, para discutir o futuro da cadeira sidero-metalúrgica no Brasil e no exterior; no momento de sua pior crise.

“Minha expectativa é dar continuidade ao excelente trabalho desempenhado pelo Conselho Diretor anterior e toda equipe do Instituto Aço Brasil, que tem feito uma gestão do setor com muito profissionalismo. Neste momento de transição do Governo Federal, nosso desafio é criar vínculos com os novos atores da nova administração e colocar na pauta de urgência os temas que podem ajudar o setor siderúrgico a sair desta crise”, afirma Alexandre.

O Governo Michel Temer foi representado pelo secretário executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Fernando de Magalhães Furlan, que destacou o papel da Pasta na defesa da desoneração à exportação e melhoria nas condições de produção. Responsável por grande parte do excedente mundial de aço –—atualmente em 700 milhões de toneladas –—a China é um grande entrave para o setor, que defende junto ao Governo que o gigante asiático não seja reconhecido como economia de mercado.

“Estamos atentos às questões de defesa comercial, tanto que há atualmente mais de 20 medidas antidumping em vigor contra concorrência desleal no setor de siderurgia. Nossa equipe técnica está estudando a fundo a demanda do setor para subsidiar de forma consistente a decisão brasileira sobre o reconhecimento ou não da China como economia de mercado”, disse Furlan.

Presente também na cerimônia de abertura, o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, destacou que somente a retomada dos investimentos será capaz de garantir o crescimento da indústria que é responsável pela geração de dezenas de milhares de empregos.

“Este tem que ser o foco de todo o país; voltar a crescer, exportar e gerar emprego e renda”, afirma o governador.

Governança Aço Brasil — O sistema de governança do Instituto Aço Brasil prevê mandato de dois anos e o desafio de Alexandre Lyra é liderar o setor no momento de estimativa de produção 1% menor de aço bruto ao final de 2016. A queda nas vendas internas de produtos siderúrgicos deve superar os 4% em relação ao ano passado. Em 2014 e 2015, quase 30 mil funcionários foram demitidos. A exportação - que seria um caminho para melhorar a utilização de capacidade instalada - sofre com a dificuldade de competição do resto do mundo com o aço subsidiado chinês.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira