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15/06/2016 - 07:11

10 dicas para visitar uma feira de franquias


A maior feira de franquias do mundo vai começar em São Paulo e se você está interessado em ter o próprio negócio e vê na franquia sua porta de entrada para o empreendedorismo, reserve a sua agenda para a ABF Franchising Expo 2016. De 15 a 18 de junho, mais de 400 marcas estarão expostas no Expo Center Norte. Na edição do ano passado, a feira atraiu 64 mil visitantes e gerou cerca de R$ 550 milhões em negócios, segundo os organizadores. Para que você possa tirar o máximo de proveito da sua visita, seguem algumas dicas.

Vá com tempo —Ao andar pela feira, você vai se deparar com uma série de opções de negócios nos mais variados segmentos, e terá a oportunidade de conhecer mais sobre o setor de franquias e conversar com muitos empresários. Por isso, vá sem pressa.

Além dos stands — A feira também oferece cursos gratuitos para que os visitantes possam conhecer mais sobre o sistema de franquias e as etapas essenciais para a escolha de uma marca. É uma excelente oportunidade para esclarecer dúvidas com especialistas no assunto.

Olhe para todos os segmentos — Pode ser que você tenha, inicialmente, preferência por um segmento específico de negócio, talvez por simpatia a uma marca ou produto. Procure visitar a feira sem preconceitos e sem a tentação de olhar só as marcas que você já conhece.

Leve suas dúvidas anotadas —Para ganhar tempo e não se perder no mar de informações que você receberá durante a sua visita, leve suas dúvidas anotadas. Dessa forma, você conseguirá conduzir as conversas a partir das informações que julga importante para tomar qualquer decisão.

Não tenha medo de perguntar

Pergunte absolutamente tudo o que você entender ser necessário para conhecer o negócio. Peça detalhes sobre o desempenho financeiro da marca, sobre as taxas, ações de marketing e, principalmente, o tipo de suporte que é oferecido ao franqueado antes e depois de o negócio ser fechado. O nível de transparência com que as informações são passadas pode ser um bom filtro para o candidato a franqueado.

Invista mais de um dia na feira —Você vai voltar para casa e mais dúvidas surgirão. Por isso, invista mais de um dia na feira. Revisite as marcas que mais te agradou e procure sanar todas as questões que ficaram pendentes.

Visite lojas entre as visitas —Antes de voltar para a feira, visite algumas lojas das marcas com quem já teve uma conversa e também aquelas que pretende conversar. Procure observar como é a relação com os clientes, a qualidade dos produtos e/ou serviços e até mesmo a postura dos funcionários.

Converse com franqueados —Essa talvez seja a dica mais importante de todas. Ninguém melhor para falar sobre uma franquia do que os franqueados. É ele que vive o dia a dia da marca e tem a experiência do relacionamento com o franqueador depois do negócio fechado.

Escolhas franquias com experiência —Não entre em aventuras. Procure marcas com reconhecimento do mercado, experiência mínima de dez anos e que possuam o selo de excelência da ABF.

Não feche negócio na feira —Por fim, jamais feche negócio durante a sua visita. Não deixe se envolver pela empolgação do momento. Volte para casa, avalie as propostas, veja a que mais atende ao que você gostaria de fazer, ao que você espera de retorno e a que está mais próxima do seu poder de investimento. Cuide bem do seu sonho e do seu dinheiro. Aproveite a feira e sucesso!

. Por: Ricardo José Alves, presidente executivo da Halipar - Holding de Alimentação e Participações, que abriga as marcas Griletto, Montana Grill, Jin Jin Wok, Jin Jin Sushi e My Sandwich, totalizando 325 unidades franqueadas distribuídas em 20 estados. Fundou o Griletto em 2004 e adquiriu o Montana Express em 2014.

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