Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2016 - 07:51

Comitê Rio 2016 apresenta medalhas das Olimpíadas e das Paralimpíadas


O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 apresentou, no dia 14 de junho ( terça-feira),as medalhas, os pódios, os uniformes dos voluntários e os brindes das competições olímpicas e paralímpicas. Todos os objetos foram confeccionados de acordo com o Plano de Gestão da Sustentabilidade, assim como o novo slogan oficial do evento: "Rio 2016 - Um Mundo Novo (Rio 2016 - A New World)", em alusão à aplicação de critérios ecológico e socialmente corretos. Mais de 500 estudantes da rede municipal de ensino acompanharam a cerimônia das arquibancadas da Arena do Futuro, na Barra da Tijuca, que será desmontada após os jogos de handebol (Olimpíada) e golbol (Paralimpíada) e terá sua estrutura usada na construção de quatro escolas, cada uma com capacidade para atender 500 alunos.

— Existe um provérbio que diz "pense global, aja localmente". Nada mais coerente e alinhado com o slogan escolhido para identificar os Jogos e com o momento do Rio de Janeiro. A cidade pensa de forma global e age em prol de sua população, investindo na qualidade vida, haja vista a quantidade de legados físicos que a cidade já dispõe em virtude do evento, como o Parque Radical de Deodoro, o Centro de Operações Rio, as arenas, entre outros — analisou o presidente da Empresa Olímpica Municipal (EOM), Joaquim Monteiro de Carvalho.

As medalhas (ouro, prata e bronze) que serão distribuídas aos vencedores seguiram o conceito de sustentabilidade. O ouro é isento de mercúrio, as fitas das medalhas foram recidas com 50%, em média, de fios pet reciclados e todos os insumos dos produtos provenientes de madeira (estojos, diplomas e certiicados) têm certificação FSC (Forest Stewardship Council). Mais de 30% da prata e do bronze utilizados nas medalhas são reciclados. Todos esses materiais foram produzidos pela Casa da Moeda do Brasil.

— É uma honra apresentar peças tão bonitas, feitas com tanto carinho. As medalhas são os maiores símbolos dos Jogos por representarem o esforço dos atletas, pois não existe limite para a dedicação. Agora, toda atenção está voltada para os detalhes das cerimônias de abertura e fechamento, que prometem entrar para a história — disse o presidente do Comitê Organizador RIo 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

A medalha paralímpica passou por inovações. Pela primeira vez, um dispositivo interno com esferas de aço emitem sons metálicos para permitir aos atletas com deficiência visual identificar as de ouro, prata e bronze. A intensidade do som varia conforme o metal usado na medalha. A de ouro terá um som mais forte, a de prata, intermediário; e a de bronze, um pouco mais fraco. As medalhas têm ainda a inscrição "Rio 2016 Paralympic Games", em Braille.

— É uma honra participar, com a fabricação das medalhas, da maior festa do esporte, que significa algo único na vida de tantos atletas que estarão aqui. O diferencial das medalhas dos Jogos do Rio é a inovação ambientalmente sustentável. Todas as peças foram projetadas e cunhadas por brasileiros — ressaltou a presidente interina da Casa da Moeda, Lara Caracciolo Amorelli.

Ao todo foram produzidas 5.130 medalhas de premiação, das quais 2.488 olímpicas e 2.642 paralímpica, de acordo com o projeto desenvolvido pelo Comitê Rio 2016 e a Casa da Moeda. As medalhas pesam cerca de 500g e são abauladas (centro ligeiramente mais alto). Nas bordas há uma gravação a laser que permite a identificação da categoria (masculino e feminino) e do esporte. A fixação das fitas é feita por pino mola. Os dois lados das medalhas olímpicas (anverso e reverso) são iguais em todas modalidades esportivas. O anverso apresenta a tradicional imagem da deusa Nike. O reverso exibe louros e a "marca Jogos Rio 2016".

Além das medalhas, foram apresentados alguns detalhes da cerimônia, como os pódios, uniforme dos voluntários e brinde. Os pódios dos Jogos Rio 2016 fazem alusão à fauna e à flora brasileiras.

Os uniformes dos voluntários, que irão entregar as medalhas, seguem a mesma ideia em três versões: tradicional, popular e descolada. No tradicional, os homens vestem blazer, na popular, camisa de manga comprida; e na descolada, manga drobrada. Já as mulheres, vão do blazer na tradicional até o vestido sem mangas, na descolada. A estilista Andréa Marques se inspirou na natureza brasileira e nas belezas naturais do RIo para criar os modelos.

Os brindes são uma escultura em madeira com o símbolo da competição, enquanto os paralímpicos um boneco do mascote Tom. Eles serão entregues aos atletas olímpicos e paralímpicos que se destacarem.

Para aumentar o interesse das crianças pelo evento esportivo, alunos da Escola Municipal Tenente-General Naipon, no Complexo da Maré, participaram do evento, animando a cerimônia.

— É muito bom que os alunos participem deste momento porque é uma realidade diferente daquela que estão habituados. Lá na escola, notamos que os integrantes do Projeto Transforma se tornaram mais disciplinados e têm demonstrado maior interesse pelas matérias - disse a diretora-adjunta da Escola Municipal Tenente-General Naipon.

Participaram da cerimônia na Arena do Futuro, no Parque Olímpico, o ministro dos Esportes, Leonardo Picciani, o secretário estadual de Esportes, Marco Antonio Cabral, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, a presidente da Comissão de Coordenação do COI, Nawal el-Moutawakel e o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons. Além dos alunos de escolas da Maré, atletas da VIla Olímpica do Mato Alto e crianças da ONG Fight for Peace acompanharam a cerimônia da arquibancada. | Ricardo Albuquerque.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira