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16/06/2016 - 07:28

Rio Moda Rio coloca telão com transmissão ao vivo do evento na Praça Mauá

Evento, que reúne moda, gastronomia, palestras, shows e exposição, além de oportunidades de compras, começou no dia 15 de junho (quarta-feira), no Pier Mauá.

O Rio Moda Rio começou no dia 15 de junho(quarta-feira), com diversas ações no Píer Mauá, mas não é apenas o público que visita o evento que pode acompanhar de perto tudo o que rola nessa atmosfera Fashion, que mistura apresentações (desfiles), palestras, gastronomia de qualidade, shows e exposições. O público que passar pela Praça Mauá pode assistir em um telão instalado no centro da praça, ao vivo, aos desfiles, palestras e shows.

O objetivo é democratizar o espaço. Por isso, desse amplo conteúdo o público que estiver do lado de fora do evento poderá decidir o que assistir acessando a programação no site (wwww.riomodario.com.br) e chegando à Praça Mauá no horário previsto. O modelo é simples, ao estilo “chegar, ficar à vontade e acompanhar”.

“Queremos democratizar a moda. O público precisa acompanhar de perto, pois tudo o que estamos fazendo é para ele. É para que ele tenha acesso a um conteúdo inédito também em primeira mão. No Rio Moda Rio todos terão esse direito. Se quiser entrar, temos a venda de ingressos, mas para quem estiver passando, o telão funcionará como um trampolim para o evento e dará acesso ao que de melhor teremos lá dentro. Essa é a verdadeira democratização da cultura”, diz Carlos Tufvesson, curador do Rio Moda Rio.

Os desfiles começam diariamente às 16h e seguem até às 21h, sendo quatro apresentações por dia. No total, 14 marcas estarão nas salas do evento. Além disso, as palestras trarão temas pertinentes ao segmento. No dia 15 de junho, às 19 horas, o tema será Consumo Consciente e Economia Circular com as palestrantes Carol Fernanda Fernandes e Carolina Zocolli. No dia 16, também às 19 horas será a vez de saber mais sobre a Economia Criativa na Indústria de Moda com Gabriel Bichara. Para encerrar o ciclo de palestras, dia 17 de junho, às 19h Ariane Alves e Milena Cariello falarão sobre o Cenário Moda Praia. Para encerrar a noite celebrando, um show por dia acontecerá após o último desfile. O pernambucano Johnny Hooker agita o Píer com seu som glam rock único, dia 15. No dia 16, se apresenta o rapper Dughettu, um dos artistas mais atuantes do hip hop, e no dia 17, a cantora e compositora Tiê embala a noite com sua voz doce e tom suave.

O Rio Moda Rio é um evento produzido e realizado pelas empresas Dream Factory e L21, com curadoria do estilista Carlos Tufvesson, marcado de 14 a 18 de junho (terça a sábado),nos Armazéns 3 e 4 do Píer Mauá. Pela primeira vez no Brasil, a semana de moda será aberta ao público e reunirá diversos segmentos que traduzem a moda, como a gastronomia, música, palestras e uma área dedicada a experimentação — Espaço Experimente — um mercado com garimpos de marcas alternativas, além de Pop Up Stores para venda de produtos de dez grifes, algumas inclusive oferecerão ao consumidor a possibilidade do “See Now Buy Now”, uma tendência mundial trazida pelos organizadores para o Brasil na qual parte do que será visto nas passarelas já poderá ser comprado nos espaços. A entrada custa R$65 (inteira) e o visitante tem acesso a área de exposições, palestras e shows. O acesso aos desfiles ficará a cargo das grifes, entretanto, os mesmos poderão ser vistos pelos telões espalhados pelo Píer Mauá.

Para o estilista Carlos Tufvesson, que vive a moda em sua essência desde criança e é curador do evento, “a moda passa por um processo de transformação, e a proposta do Rio Moda Rio é tirar a midiatização, o efeito de divulgar a moda no momento dos lançamentos, que são apenas destinados aos profissionais do setor, e trazer para quando essa coleção estiver disponível para o público. O evento nasce como a primeira semana de moda no mundo a implantar o sistema de See Now Buy Now (Veja agora e compre agora). Hoje, a distância entre desejo e consumo, que é fundamental para o mercado de moda, está muito distanciada e os lançamentos ficam parecendo já vistos. Isso tem dificultado as vendas, e a gente tem visto uma retração de consumo. É uma mudança visando um aumento de vendas”, garante Tufvesson lembrando que “O Movimento é feito por pessoas apaixonadas por moda para estimular essa paixão. E por isso existem as pop up stores, que serão dadas aos estilistas e eles podem optar por um conteúdo exclusivo, que só vai existir naqueles dias. O estilista também vai poder optar por ter sua coleção já no dia seguinte para uma venda imediata. O Movimento Rio Moda Rio nasce para que o estilista decida o que fazer com suas coleções e seus calendários. A gente vai seguir o desejo dos estilistas”.

Quatorze marcas apresentarão suas coleções numa programação que inclui as estreias de Guto Carvalhoneto, Martu e The Paradise, além da volta à cena carioca de Lenny Niemeyer, Osklen, Isabela Capeto, Patrícia Viera, Andrea Marques, BlueMan, Mara Mac, Maria Filó, Ivan Aguilar, Alessa e Lino Villaventura. Destas, oito colocarão produtos inéditos nas Pop Up Stores.

Três desfiles trarão o cenário carioca como locação e como fator de inspiração para o público. Osklen, marca com 26 anos de estrada e que há anos não desfila no Rio de Janeiro suas coleções, desbravará o Museu do Amanhã e fará um desfile emblemático com o pôr do sol como pano de fundo, no dia 17 de junho. E, enquanto Ivan Aguilar, apostou na sofisticação do Palácio Tiradentes para apresentar sua coleção, multicolorida, também no dia 17, a Maria Filó chega com a modernidade do Museu de Arte do Rio (MAR), que receberá um desfile pela primeira vez no local.

Programação completa do evento:

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