Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2016 - 08:11

A compra da Xamarin pela Microsoft e o avanço da Plataforma Universal de Desenvolvimento

A compra da Xamarin pela Microsoft trouxe uma justificada euforia para a comunidade de desenvolvedores de código aberto que há muito tempo enxergava na Xamarin um embrião bastante promissor de plataforma cruzada para atender à demanda de apps multiplataforma e multidispositivo.

Através da combinação das múltiplas facilidades da Xamarin para o desenvolvimento de apps de código distribuído adaptativas ao dispositivo e ambiente operacional, agora associados oficialmente com os recursos altamente maduros do Visual Studio, os desenvolvedores .NET só têm a ganhar.

Eles vão poder, mais do que nunca, extrair as vantagens de agilidade e flexibilidade dessa plataforma escrevendo apps em C# com APIs responsivas, capazes de se comportar como APIs nativas para Android, Windows ou iOS.

Algo realmente muito desejável nesses tempos de avanço da mobilidade e do desenvolvimento direcionado para múltiplas finalidades, como web fixa, web móvel, dispositivos vestíveis e Internet das Coisas. A linguagem C# e o Visual Studio são o ponto de partida na direção desse ambiente unificado de desenvolvimento, e podemos dizer também que o Xamarin desempenha um papel fundamental nesse processo.

Assim, não é à toa que a comunidade .NET em peso comemora a união da Xamarin com a Microsoft, enxergando nessa aliança a chance de que passe a existir concretamente uma framework .NET com o DNA da Microsoft e - mais do que isso - com o seu compromisso em apoiar o avanço dessa comunidade.

Como sabemos, a promessa do Xamarin para os desenvolvedores .NET era a de oferecer um caminho para se escrever apps móveis em sua tão querida plataforma C# e conseguir compilá-los para uma plataforma cruzada de apps. A mágica desse modelo acontece na camada subjacente à licença Mono do Xamarin, que atua como uma máquina virtual VM, traduzindo o código compartilhado C# a partir do código nativo da API para as respectivas plataformas.

Entre as vantagens práticas desse tipo de implementação estão a interface de usuário (UI) nativa para todos os ambientes e todos os dispositivos, independentemente do código, e o acesso completo às APIs por todas as plataformas subjacentes baseadas no C#. Ao lado disso, a existência de pacotes pré-compilados de componentes para apps performáticas garantem a aceleração de hardware desejada no momento da execução.

O Xamarin também se mostra atraente para os desenvolvedores .NET devido à qualidade das ferramentas disponíveis para implementá-lo, tais como a Xamarin Platform (para iOS, Android ou Windows com C#), a Xamarin Test Cloud (para teste de aplicações) e o Xamarin Insights, uma ferramenta analítica em tempo real para monitoramento das apps.

Vamos destrinchar ainda mais o Xamarin para melhor entender todas as plataformas que podem ser atingidas através de suas apps de plataforma cruzada.

1. Xamarin.iOS - Implementar apps iOS e Watchkit capazes de acessar qualquer API do iOS e que podem ser encapsuladas como pacote de app nativa.

2. Xamarin.Android - Implementar apps Android e Android Wear capazes de acessar todo tipo de API e suportar todos os dispositivos.

3. Xamarin.Mac - Atender as demandas de OSX e usar interface de construção do XCode para implementar AppKit UI.

4. Xamarin.Forms - Usar atalhos de UI que oferecem recurso de plataforma cruzada através de markup compartilhado.

O Xamarin.iOS e o Xamarin.Android respondem por parte da popularidade do Xamarin. Os desenvolvedores enxergaram benefícios imediatos em abstrair, tanto quanto possível, os códigos compartilhados em C#. Além disso, eles podem atender as duas maiores plataformas móveis em termos de marketshare. Entretanto, existem alguns pontos na implementação de uma camada UI que são customizadas para cada plataforma móvel - isto redunda em duplicação de esforços e um íntimo conhecimento em composições de interface com usuário iOS/Android.

O Xamarin.Forms preenche perfeitamente esta lacuna, oferecendo uma UI que atende igualmente ambas as plataformas. Usando uma marcação do tipo XAML ou C#, os desenvolvedores podem descrever uma camada UI abstrata, com elementos UI específicos para cada dispositivo no momento da execução.

As apps são compostas por páginas, que contém vários layouts com embriões de elementos de UI, baseados em componentes comuns que o Xamarin.Forms oferece para garantir que se possa escrever a app a partir de um código único.

E quanto a ferramentas para se desenvolver apps Xamarin, pode se escolher entre duas classes de IDE para cada necessidade de desenvolvimento: o Visual Studio ou Xamarin Studio, esta última sendo uma plataforma cruzada IDE standalone.

Todas essas facilidades do Xamarin, só tendem a se enriquecer na medida em a plataforma passa a ser desenvolvida no mesmo contexto da UWP (Universal Windows Platform), o que traz um sopro de grande otimismo para os desenvolvedores open-source e de visão agnóstica.

Um motivo de comemoração, portanto, a união da Xamarin com a Microsoft é especialmente bem vinda para a comunidade de desenvolvedores que já empregava a plataforma Telerik como caminho para o desenvolvimento rápido de apps responsivas capazes de dar total consistência à ideia de plataforma cruzada de código compartilhado.

São desenvolvedores que sabem ser impossível que uma plataforma desse tipo prospere sem um ecossistema rico que os dispense de reinventar a roda a cada novo desenvolvimento em plataforma cruzada.

Nesse sentido, a nova etapa de inserção do Xamarin no mercado de desenvolvimento móvel irá reforçar a posição do Telerik DevCraft, com seu Telerik UI for Xamarin, como um conjunto capaz de empoderar os desenvolvedores .NET , oferecendo componentes de UI de rápida assimilação e sem restrição de código para aplicativos web, desktop, mobile ou de Internet das Coisas.

O mesmo se pode dizer em ralação ao Telerik Xamarin.Forms, que leva ao desenvolvedor uma interface de marcação previamente polida e abstraída já a partir de sua implementação em C# ou como marcação XAML, que é comum para todas as plataformas.

Para finalizar, é importante ter em mente que o avanço da plataforma universal dará um impulso bastante acentuado ao mercado de desenvolvimento de apps, removendo grandes obstáculos que hoje levam o desenvolvedor a ter de enfrentar a redundância, a incompatibilidade de ferramentas e a insuportável inadequação dos antigos modelos agnósticos no novo multidispositivo, multiplataforma e, portanto, agnóstico aos extremos.

. Por: Sam Basu, executivo de apoio ao desenvolvedor para a Telerik.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira