Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/06/2016 - 06:48

Voith e Fuglesangs Subsea revolucionarão o bombeamento submarino


Com uma solução sem instalações de superfície.

Voith e Fuglesangs Subsea desenvolverão sistema de acoplamento e acionamento de última geração para bomba.Não requer instalações de superfície para o bombeamento submarino. Máxima confiabilidade aliada a significativas economias de custo.

Crailsheim, Oslo —A Voith e a norueguesa Norway’s Funglesangs Subsea AS (FSubsea) assinaram um contrato de cooperação para o desenvolvimento de acionamentos hidrodinâmicos de velocidade variável para aplicações avançadas de bombeamento submarino. Graças ao conversor de torque da Voith integrado à bomba no leito marinho, os Variable Frequency Drives (VFDs) de superfície não serão mais necessários ao controle de velocidade. O sistema reduz os investimentos com CAPEX em até 70% ao dispensar diversas centenas de toneladas de equipamentos na superfície, tornando o bombeamento submarino lucrativo logo no início de sua operação. Além disso, as operadoras se beneficiarão de uma tecnologia confiável, simples e compacta.

Diante do atual quadro de esgotamento de poços, além das crescentes distâncias de perfuração, o bombeamento submarino vem se tornando cada vez mais importante na exploração offshore de petróleo. No entanto, as modificações na superfície, a eletrônica complexa e os umbilicais muito extensos são impeditivos para operações lucrativas e confiáveis. Para superar essas limitações, a Voith e a FSubsea juntaram forças para desenvolverem uma solução de acionamento inovadora, capaz de garantir o melhor desempenho e durabilidade a um custo significativamente inferior.

Alavancando tecnologias líderes para o bombeamento sem instalações de superfície — No setor submarino, a FSubsea se destaca por sua tecnologia isenta de vedações e seu acoplamento magnético Hydromag (patente pendente nos EUA). Esta recente cooperação melhorará esse portfólio graças à expertise da Voith em acionamentos de velocidade variável usados tanto na indústria de petróleo e gás como nos setores de geração de energia elétrica e mineração. "Há algumas décadas que os nossos conversores de torque vêm comprovando o seu valor, até mesmo sob condições muito desafiadoras," afirma Martin Kaufmann, diretor-presidente da área de acionamentos de velocidade variável da Voith. "Projetado com um foco especial em confiabilidade e simplicidade, eles se encaixam perfeitamente à abordagem da FSubsea de bombas submarinas autônomas. Estamos muito otimistas em relação ao desenvolvimento conjunto de um sistema verdadeiramente inovador e sem instalações de superfície.

Os atuais sistemas de bombeamento submarino dependem de um VFD de muitas centenas de toneladas de peso, além de módulos de grande porte. A integração dessa tecnologia a uma plataforma FPSO se traduz em muitos desafios e custos elevados para as operadoras. Por outro lado, a solução desenvolvida pela Voith e a FSubsea busca a integração de um conversor de torque (dispositivo mecânico de velocidade variável) na bomba instalada no leito marinho. Aliada à tecnologia Hydromag, que oferece uma barreira hermética de pressão entre o fluido de processo e o fluido de arrefecimento do motor, a solução dispensa qualquer sistema fluido de barreiras e unidades elétricas de controle.

Tornando explorações distantes e expansões em projetos existentes lucrativos —Os novos acionamentos de bomba e sistemas de acoplamento são convincentes com seu projeto autônomo. O bombeamento submarino não requer instalações de superfície, bombas auxiliares instaladas no fundo do mar, conexões de fluidos hidráulicos e cabos de sinais. Assim, este sistema reduz em até 70% os custos de CAPEX e OPEX – além de simplificar a instalação como um todo.

Como o sistema é independente de quaisquer umbilicais (exceção feita à alimentação de energia), ele abre o caminho para explorações realizadas a distâncias muito além das atuais possibilidades. Para alcançar uma maior taxa de recuperação de petróleo em operações novas ou existentes, é necessário utilizar apenas um motor de arranque extra em plataformas existentes e FPSOs para que eles possam ser utilizados em aplicações de bombeamento submarino.

A Fuglesangs Subsea AS foi criada como uma subsidiária em tecnologia submarina da Fuglesangs AS, fundada em 1916. A empresa submarina utiliza a experiência de 34 anos de trabalho com desafiadoras aplicações de bombeamento e vedação nas áreas submarina, de mineração, offshore, submarina naval e mercados especiais de processos. A empresa conta com uma sólida equipe, que já forneceu mais de 30 bombas projetadas para operação em mares profundos. O envolvimento da FSubsea inclui diversos projetos de qualificação de bombas submarinas, envolvendo empresas de serviços no ramo de petróleo e as grandes empresas petrolíferas ocidentais.

A Voith Turbo, uma Divisão do Grupo Voith GmbH, é uma especialista em soluções inteligentes de transmissão. Clientes dediversas indústrias, como petróleo e gás, energia, mineração e engenharia mecânica, tecnologia naval, veículos comerciais e ferroviários – todos contam com tecnologias avançadas da Voith Turbo.

A Voith estabelece padrões nos mercados de energia, petróleo & gás, papel, matérias-primas e transporte & automotivo. Fundada em 1867, a Voith emprega mais de 20.000 pessoas, gera 4,3 bilhões de euros em vendas, opera em mais de 60 países no mundo inteiro e é uma das maiores empresas familiares da Europa.*

. * Excluindo a Divisão do Grupo descontinuada Voith Industrial Services; resultados do ano anterior ajustados.

Perfil —A Voith Turbo, uma Divisão do Grupo Voith GmbH, é uma especialista em soluções e sistemas inteligentes de transmissão. Clientes de diversas indústrias, como petróleo e gás, energia, mineração e engenharia mecânica, tecnologia naval, veículos comerciais e ferroviários – todos contam com tecnologias avançadas da Voith Turbo.

A Voith estabelece padrões nos mercados de energia, petróleo & gás, papel, matérias-primas e transporte & automotivo. Fundada em 1867, a Voith atualmente tem mais de 20.000 colaboradores, gera R$14,8 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as maiores empresas familiares da Europa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira