Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2016 - 06:33

Projeto Naves do Conhecimento ganha prêmio internacional


(esq./dir.): Jean Charles Catalan (coordenador do Idaco - Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária); Maria Helena Cautiero (coordenadora geral do Projeto Naves do Conhecimento); Franklin Coelho (secretário de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro); Álvaro Albuquerque (diretor do Sebrae/RJ); Daniel Japiassu (CEO da Ydreams); e a Daniely Gomiero (vice-presidente do Instituto Embratel Claro)

Com o apoio do Instituto Embratel Claro.

Rio de Janeiro—O projeto Naves do Conhecimento, da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro, realizado em parceria com o Instituto Embratel Claro, recebeu no dia 16 de junho(quinta-feira), o prêmio “2016 Visionary of the Year,” pelo Intelligent Community Forum (ICF). A cerimônia de entrega aconteceu em Columbus, capital de Ohio, nos Estados Unidos.

As Naves do Conhecimento buscam formar cidadãos capazes de conviver e de dialogar com a sociedade do conhecimento, oferecendo acesso à Internet e a ferramentas de ensino e programas, salas de aulas, laboratórios, bibliotecas digitais, áreas de recreação e cinema. Nestes locais, moradores de comunidades cariocas podem desenvolver habilidades em treinamentos de TI, robótica, produção gráfica, web design, produção de vídeo, fotografia, computação gráfica, entre outros temas. Há quatro anos, o Instituto é responsável por prover conectividade aos espaços, disponibilizando internet dedicada, potencializando o projeto que tem o objetivo de inserir jovens e adultos no mercado de trabalho nas áreas da comunicação e tecnologia da informação.

“A iniciativa assume um papel de liderança na promoção da tecnologia e o prêmio só reafirma sua importância social”, afirma Daniely Gomiero, vice-presidente do Instituto Embratel Claro. “Estamos muito contentes em fazer parte desta vitória”, complementa.

O ICF, com sede em Nova York, é um movimento global de mais de 300 cidades para pensar e promover práticas de “Comunidades Inteligentes” no uso da tecnologia. Segundo a entidade, o projeto carioca, que visa combater o nível extremo de desigualdade de renda nas cidades brasileiras, foi laureado por promover a ação em comunidades carentes, por disseminar o conhecimento e a igualdade de oportunidades.

A entrega do prêmio foi realizada durante o Encontro Anual do ICF (Summit 2016), que aconteceu entre os dias 13 e 17. A ICF é um reunião anual de prefeitos, administradores regionais, CIOs e diretores de desenvolvimento econômico de cidades, estados e regiões ao redor do mundo.

O Instituto Embratel Claro tem como missão aliar as tecnologias da informação e da comunicação à educação e ao desenvolvimento social. A organização é resultado da união realizada em setembro de 2013 entre o Instituto Embratel (criado em abril de 2001) e o Instituto Claro (aberto em junho de 2008). Alinhado à premissa do Grupo América Móvil em ser uma organização que impacte positiva e permanentemente as comunidades que atende e das quais faz parte, o Instituto Embratel Claro atua em atividades que favorecem o desenvolvimento social, cultural e educacional. Além disso, apoia o desenvolvimento integral das comunidades, estabelece parcerias com institutos e fundações que se dedicam ao desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras e proporciona acesso à internet a cada vez mais pessoas.

O Instituto Embratel Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça. Também é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. | www.institutoclaro.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira