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18/06/2016 - 06:45

História da moda praia carioca é contada em livro lançado pelo SENAI

Publicação mostra a evolução dos trajes de banho e as mudanças de comportamento desde o início do século XX até a atualidade.

Contar a evolução da moda praia, desde o início do século XX até a atualidade, de acordo com fatos históricos e como eles afetaram o comportamento e o modo de se vestir em trajes de banho. Esse é o objetivo do livro “Cenário #praia”, que o SENAI lançou no dia 17 de junho(sexta-feira) durante o Rio Moda Rio, no Píer Mauá. O conteúdo está disponível para download gratuito em www.firjan.com.br.

O Caju foi o primeiro balneário da cidade, mas em 1892, quando uma linha de bonde passou a ligar Copacabana ao resto da cidade, a mais famosa praia brasileira se popularizou e o hábito de se ir à praia passou a ser mais forte no Rio de Janeiro. Os homens podiam se vestir com calções de casimira ou baeta de cor escura e comprimento até os joelhos; e usavam camisas justas até o pescoço, com mangas até os cotovelos. Para as mulheres, o traje recomendado era uma bata de baeta, com gole à marinheira e babados nas mangas bufantes, acompanhada de calça comprida do mesmo tecido, também com babados na bainha. Eram necessários cerca de 8,5 metros de tecido para um traje completo.

Mudanças de comportamento foram sendo notadas ao longo do tempo. Na década de 20, a roupa de banho composta de várias peças deu lugar ao maiô inteiro também para mulheres (antes permitido só para homens). De malha colante e sem mangas, o modelo expunha de forma inédita o corpo feminino. Nos anos 40, Ipanema foi palco de uma transgressão histórica, quando uma alemã moradora do bairro foi a primeira mulher a usar biquíni na cidade. A peça, aliás, teve seu uso proibido pelo presidente Jânio Quadros, em 1961, porque era considerada uma roupa indecente.

Na década de 80, o topless ganhava espaço no cenário mundial, mas a moda não pegou aqui. Duas garotas que tomavam sol sem sutiã, em Ipanema, causaram um verdadeiro escândalo, que virou caso de polícia. Nos anos 2000, o estilo carioca invadiu as praias do mundo inteiro, com várias marcas brasileiras, como Salinas e Lenny, conquistando espaço no cenário internacional.

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