Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2016 - 07:19

Biosev e Ridesa firmam parceira para melhoramento genético de cana-de-açúcar no nordeste

A Biosev e Ridesa (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético) firmaram parceria em pesquisa e desenvolvimento de novas variedades de cana-de-açúcar, para impulsionar o melhoramento genético no Nordeste. Denominado Núcleo Experimental, o projeto é divido em diversas etapas e foi iniciado com o plantio de 25 mil seedlings (plantas oriundas de hibridação que é o cruzamento entre genótipos com características desejáveis) em uma área inicial de dois hectares.

Localizado na unidade Estivas, em Arez, no Rio Grande do Norte, o Núcleo Experimental fará a seleção de clones na fase inicial o que possibilita a identificação e seleção de materiais genéticos mais adaptados às condições de clima e solo da região. “O incremento de novas variedades é um dos fatores que mais contribui para o aumento de produtividade e sustentação do potencial produtivo da cultura, e é esse um dos nossos objetivos com o projeto”, afirma Ricardo Lopes, diretor Agrícola da Biosev.

O desenvolvimento dos clones será realizado a partir da análise de uma série de critérios, como altura, número de colmos, diâmetro, ausência de variações somaclonais, qualidade, produtividade, florescimento, entre outros. A parceria com a Ridesa impulsiona a qualificação técnica necessária para o desenvolvimento do projeto, já que a Ridesa é um convênio formado entre dez universidades federais de todo Brasil. Atualmente, o acervo varietal da Ridesa conta com 94 variedades com aptidões de cultivo para diferentes regiões do país, sendo que sete delas correspondem a 60% da área total de cultivo. Com o apoio de 72 bases de pesquisa, que envolvem: Estações de Cruzamentos, Estações Experimentais, Centros de Pesquisas e Subestações de Seleção, todo trabalho do convênio é conduzido em parcerias públicas-privadas com as empresas do setor.

A Biosev é a segunda maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, com 11 unidades em operação, estrategicamente organizadas em cinco polos agroindustriais: Ribeirão Preto, Mato Grosso do Sul, Nordeste e Leme e Lagoa da Prata. A companhia, controlada pela Louis Dreyfus Company Holdings, iniciou sua atuação na indústria de açúcar-etanol em 2000 com a aquisição de sua primeira unidade no Brasil. Atualmente tem capacidade de processamento de 36,4 milhões de toneladas/ano de cana-de-açúcar e 1.346 GWh/ano de energia elétrica renovável excedente, gerada a partir da utilização do bagaço de cana-de-açúcar e outras biomassas. Para armazenagem e movimentação de açúcar, a empresa possui uma joint venture no TEAG - Terminal de Exportação de Açúcar do Guarujá Ltda. Em 2013, a empresa ingressou no Novo Mercado da BM&FBovespa, segmento que adota os mais altos padrões de governança corporativa. |www.biosev.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira