Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2008 - 11:56

Lançamento regional do Instituto Trata Brasil em Porto Alegre

O Instituto Trata Brasil será lançado na região Sul no dia 5 de março (quarta-feira), no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, durante o 44ª Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

O Instituto Trata Brasil e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentam, no evento, os resultados da pesquisa sobre o acesso do brasileiro à rede de esgoto em comparação com outros serviços públicos, bem como os impactos da falta do saneamento na saúde da população. A mostra revela dados específicos do Rio Grande do Sul. Este é o primeiro de uma série de levantamentos resultantes da parceria entre o Instituto Trata Brasil e a FGV.

O estudo levantou que apenas 47% da população do País têm acesso ao saneamento básico. Entre as principais vítimas, estão a crianças atingidas por diarréias, doenças parasitologias e outras que proliferam em áreas sem rede e coleta adequada de esgoto. Por dia, cerca de sete morrem em conseqüências da contaminação da água por coliformes fecais, totalizando anualmente cerca de 2.500 óbitos em menores de cinco anos.

Estima-se que 65% das internações em hospitais de crianças com menos de 10 anos sejam provocadas por males oriundos da deficiência ou inexistência de esgoto e água limpa. Essa situação também tem impacto na educação: cerca de 34% da ausência de crianças de zero a seis anos em creches e salas de aula devem-se a doenças relacionadas com a falta de saneamento.

O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), iniciativa de responsabilidade sócio-ambiental que visa mobilizar diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento no País. Para isso, tem como proposta informar e sensibilizar a população sobre a importância e o direito de acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e mobilizá-la a participar das decisões de planejamento em seu bairro e sua cidade; cobrar do poder público recursos para a universalização do saneamento; apoiar ações de melhoria da gestão em saneamento nos âmbitos municipal, estadual e federal; estimular a elaboração de projetos de saneamento e oferecer aos municípios consultoria para o desenvolvimento desses projetos, e incentivar o acompanhamento da liberação e da aplicação de recursos para obras.

Hoje, o Instituto conta com o apoio das empresas Amanco, Braskem, Colgate, Caloi, Editora Globo, Medley, Solvay Indupa, Tigre, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), da Fundação Getúlio Vargas, do Instituto Coca-Cola e da Pastoral da Criança.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira