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21/06/2016 - 07:17

Sucesso em vendas: escreva certo por linhas certas!


Como ter sucesso em vendas é, seguramente, a pergunta mais popular para nós que atuamos nesta área. Minha resposta, sempre a mesma. Ouvi do Dr. Ivan Meisner, CEO e fundador de uma das maiores organizações de networking no mundo: “o segredo do sucesso está em utilizar o conhecimento comum em situações não comuns”. Isto é, usar o conhecimento que está aí, descrito, para todos que quiserem aprender, em situações onde normalmente as pessoas não os utilizam. Mas por que as pessoas não utilizam os conhecimentos comuns quando poderiam ou deveriam?

Um fato comum a profissionais de quaisquer áreas, mas que, em vendas, é particularmente um hábito, é utilizar exceções em causa própria. A aversão de vendedores a qualquer regra é imensa, como se métodos e modelos fossem uma afronta ao seu livre arbítrio, à sua capacidade de percepção e improvisação. “Isto não serve para mim, é muito engessado”. Quem já não ouviu uma frase desta de um vendedor quando se apresenta um aplicativo para gerenciamento de oportunidades de vendas?

Mas o que fazer se os modelos de vendas ditos convencionais - baseados em tarefas e etapas onde a probabilidade de ganhar é atribuída na conclusão de cada uma delas - pode ser mesmo pouco flexível para a maior parte dos ambientes de vendas? A maior parte dos profissionais tenta escrever certo por linhas tortas, e provavelmente por esta razão, as taxas de conversão de vendas sobre as previsões são comparáveis ao sucesso de um jogo de roleta. Isto é, menos de 50%. Na dificuldade de usar o sistema, este acaba sendo manipulado de forma a fazer os processos de venda andarem por força da gravidade”, mesmo fornecendo informações inconsistentes sobre as previsões de vendas.

Então, a pergunta é: onde estão as linhas certas? A resposta está em aceitar o fato de que não controlamos o processo de compras e decisão do cliente, mas podemos ter o controle do processo de vendas, desde que saibamos como desafiá-lo, a partir do entendimento do seu negócio, ensinando-o e entregando valor. O perfil do vendedor de sucesso está mudando de um profissional de relacionamento para um expert no negócio do cliente, e gerenciar o processo de vendas, como se estivesse atravessando um canyon, detectando e evitando obstáculos de forma proativa, passa a ser uma vantagem da qual não se pode abrir mão.

Já passou da hora de compreendermos que usar as linhas certas nos leva ao sucesso nas vendas. As linhas certas representam modelos e métodos de venda que trazem à mesa a visão da realidade dos negócios de hoje, e não aquela que era vista desde o início do século passado pela NCR. Sim, aquela das máquinas registradoras.

A realidade dos negócios do cliente é volátil, assim como o seu comportamento de compra não se baseia somente em alguns stakeholders, mas em decisões de consenso entre diversas áreas. Os modelos convencionais, baseados em fases, são, sim, “engessados”, e não mais atendem aos desafios atuais. É preciso mudar para um modelo que está em sintonia com o que o cliente faz, mas não o regula e nem o onera com procedimentos e reuniões que tomam tempo e desgastam o relacionamento. Ajudar o cliente a tomar a decisão é desafiador, mas é o novo papel de vendas. E neste cenário não cabe mais atalhos ou linhas mal escritas. Técnicas e artifícios do passado não funcionam mais. É preciso escrever certo por linhas certas.

. Por: Enio Klein, CEO da K&G Sistemas, professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo e Coach pessoal e profissional formado pela International Association of Coaching - IAC/SLAC. | Perfil —A SalesWays é especializada em potencializar a sinergia existente entre tecnologia e metodologias que apoiam as estratégias e os processos de vendas. Seus produtos são desenhados para aumentar a capacidade dos profissionais de venda em prever e realizar receitas com precisão. A oferta da SalesWays, baseada na metodologia descrita no livro “Automação de Vendas Aplicada com Precisão”, escrito por Keith T Thompson (fundador e chairman da SalesWays); é composta pela família de aplicativos ASPEC Experience e pelo programa de capacitação em vendas OPM (Opportunity Portfolio Management).

Perfil — A K&G Sistemas é uma consultoria especializada em inteligência empresarial, com foco em Vendas (Automação, CRM, Treinamento, Coaching), Tecnologia e Processos. A empresa oferece soluções customizadas para seus clientes, com base em modelos de negócios com comprovada eficácia. A K&G tem como objetivo: Modelar e descrever as estratégias empresariais a partir dos objetivos e visão dos acionistas; ?Estabelecer as iniciativas que devem ser implementadas no modelo de ida ao mercado (go to market) e impactos nas atividades de marketing, vendas e serviços que permitam atingir os objetivos estratégicos; ?Mapear e implementar as necessidades de revisão nos processos internos para que reflitam as necessidades essenciais à implementação das iniciativas de ida ao mercado; ?Definir, selecionar e implementar infraestrutura de tecnologia (redes, hardware, software e serviços) que viabilizem a execução eficaz dos processos internos; e ?Definir as necessidades de capacitação e estímulo para os funcionários, fundamental para a operacionalização das estratégias e a execução dos processos.

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