Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2016 - 05:26

Air Liquide Venture Capital — ALIAD amplia investimentos em start-ups de tecnologia

A ALIAD, investidora de capital de risco do Grupo Air Liquide, fortalece sua presença em novas áreas com quatro investimentos de capital em start-ups tecnológicas nos últimos seis meses: Carmat, Inpria, Poly-Shape e Solidia Technologies. A ALIAD realizou 25 investimentos desde a sua formação, em 2013, envolvendo um total de mais de 60 milhões de euros.

A estratégia de investimentos da ALIAD visa setores relacionados com: transição energética, saúde e tecnologia de ponta. A ALIAD vem buscando novas tecnologias; para tanto, apoia o desenvolvimento de empresas emergentes através da implantação de Pesquisa e Desenvolvimento e/ou de acordos comerciais entre essas start-ups e a Air Liquide.

No setor medicinal, a Air Liquide adquiriu, no início de 2016, uma participação no capital da Carmat - empresa francesa do segmento biomedicinal - para desenvolverem, conjuntamente, uma célula de hidrogênio combustível portátil. A Carmat criou e desenvolveu o projeto mais avançado do mundo de um coração inteiramente artificial, com o objetivo de oferecer uma alternativa terapêutica para pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca biventricular terminal. Essa inovação permitirá aumentar significativamente a autonomia desses pacientes.

No início de 2016, a ALIAD também firmou duas novas parcerias envolvendo tecnologias de ponta. Uma delas foi feita com a Inpria, possibilitando que essa empresa norte-americana aumentasse a sua produção para escala comercial. Sediada no Estado de Oregon (EUA), a empresa desenvolve uma tecnologia única de litografia para pequenas superfícies (circuitos impressos em chips), destinada à indústria de semicondutores.

A outra parceria foi firmada com a Poly-Shape, líder europeia em seu segmento, a qual possibilitará ao Grupo expandir a sua oferta de gás industrial para o setor de impressão 3D. A Poly-Shape é uma PME francesa especializada em design, prototipagem de peças e produção de pequenas séries, já que é especialista em fabricação aditiva (impressão 3D) para os setores aeroespacial, automotivo e da saúde.

No setor de transição energética, a Air Liquide adquiriu recentemente uma participação da start-up norte americana Solidia Technologies. A tecnologia desenvolvida por esta empresa (um tipo de cimento capaz de absorver o dióxido de carbono (CO2) depois de endurecer) contribui para minimizar os danos ambientais da indústria cimenteira.

François-Darchis, Vice-presidente Sênior e membro do Comitê Executivo do Grupo Air Liquide, comentou: "A ALIAD apoia o desenvolvimento de start-ups inovadoras que apresentam tecnologias que complementam aquelas que o Grupo já possui. A Air Liquide participa com a sua experiência industrial e tecnológica e o seu portfólio global de clientes. Essas parcerias estão alinhadas com a estratégia de aceleração da inovação do Grupo”.

ALIAD —Fundada em 2013, a ALIAD tem como papel fundamental adquirir participações minoritárias de start-ups de tecnologia inovadora, visando facilitar o acesso da Air Liquide às inovações tecnológicas desenvolvidas fora do Grupo. Esses investimentos de capital são acompanhados pela implantação da Pesquisa e Desenvolvimento ideal e/ou de acordos comerciais entre essas start-ups e as entidades do Grupo Air Liquide.

Air Liquide —Líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a Indústria e Saúde, a Air Liquide está presente em 80 países, com aproximadamente 68.000 empregados, atendendo a mais de 3 milhões de clientes e pacientes*. Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio estão no centro de suas atividades desde a fundação da empresa, em 1902. A ambição da Air Liquide é ser líder em seu segmento, com desempenho duradouro e atuação responsável.

As ideias da Air Liquide criam valor ao longo do tempo. No seu núcleo de desenvolvimento habitam o comprometimento e a inventividade de seus talentos.

A Air Liquide antecipa os desafios de seus mercados e investe local e globalmente, com soluções de alta qualidade para seus clientes, pacientes e a comunidade científica.

A empresa se baseia na competitividade de suas operações, nos investimentos direcionados aos mercados em desenvolvimento e nas suas inovações para gerar um crescimento rentável no longo prazo.

As receitas da Air Liquide somaram 16,4 bilhões de euros em 2015, sendo suas soluções de proteção à vida e ao meio ambiente mais de 40% das vendas. Em maio de 2016, a Air Liquide completou a aquisição da Airgas, que teve receitas de US$ 5,3 bilhões (cerca de € 4.8 bilhões) em seu último ano fiscal.

A Air Liquide está listada na bolsa de valores Euronext de Paris (seção A), é membro dos índices CAC 40 e Dow Jones Euro Stoxx 50. | *Após a aquisição da Airgas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira