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22/06/2016 - 05:42

Produtos mais inteligentes e sustentáveis são tendência irreversível no setor têxtil, diz Rhodia

Destaques da empresa são Amni® Soul Eco, o primeiro fio têxtil biodegradável do mundo; Amni® Sustainable White, que ajuda a economizar o consumo de água utilizada nas tecelagens e malharias; Amni® Collors, fios mesclas que economizam tingimento; e Emana®, fio têxtil que ajuda a reduzir os sinais da celulite e a retardar a fadiga muscular.

São Paulo — Um fio têxtil de poliamida que se desintegra totalmente em 36 meses, depois que a roupa for descartada em aterro sanitário; outro que entra no processo de produção de malhas e tecidos para reduzir drasticamente o consumo de água na cadeia produtiva; um fio têxtil que ?interage com calor do corpo e ?atua para melhorar a microcirculação sanguínea, ajudando a ?cuidar da pele e ?reduzir os sinais de celulite, além de contribuir para a redução da fadiga muscular. Tudo isso, que poderia ser algo do futuro, já é realidade do mundo têxtil e está à disposição dos consumidores.

Desenvolvidas no Brasil pela Rhodia, empresa do Grupo Solvay, essas inovações conhecidas pelas marcas Amni® Soul Eco, Amni® Sustainable White, Amni® Colors e Emana® estão ampliando sua participação no mercado têxtil e foram os destaques da empresa no Salão Moda Brasil 2016, que terminou nesta terça-feira, 21/06, no Pavilhão SPExpo, na rodovia dos Imigrantes, km 1,5, em São Paulo

Esses produtos, que já fazem parte das coleções de dezenas de marcas reconhecidas no mercado têxtil dos segmentos de lingerie, fitness, moda praia, jeanswear e fashion, podem ser adquiridos em milhares de pontos comerciais espalhados pelo mundo. Vários expositores do Salão Moda Brasil mostrarão peças feitas a partir desses fios têxteis que já são comercializadas no País e no Exterior.

Segundo Renato Boaventura, presidente da unidade global de negócios Fibras, do Grupo Solvay, a conquista de novos clientes e mercados para essas inovações têxteis é resultado do alinhamento dos produtos às grandes tendências mundiais de consumo de vestuário, que demanda artigos inovadores, funcionais e sustentáveis.

“O consumidor quer uma roupa que ofereça muito mais do que o básico, que são a proteção do corpo e o conforto. Ele quer uma roupa que possa expressar seu estilo de vida, com visual atraente, mas com atributos tecnológicos de funcionalidade, que seja fácil de usar e cuidar e a amiga do meio ambiente”, diz Boaventura. A missão de quem está no início da cadeia produtiva, como nós na Rhodia – acrescenta Boaventura – é criar e desenvolver fios têxteis de poliamida que respondam a essas necessidades, tendo em vista que produtos mais inteligentes e sustentáveis são tendência irreversível no setor têxtil.

A Rhodia tem reforçado investimentos em pesquisa e inovação e no processo industrial de sua fábrica em Santo André, onde foram aplicados em torno de 50 milhões de reais para implantação de novas máquinas e equipamentos.

“Nosso pipeline de pesquisa e desenvolvimento de novas aplicações de fios têxteis de poliamida possui em torno duas dezenas de projetos, em diferentes fases de implementação. Temos trabalhado permanentemente em novas ideias para acrescentar produtos ao nosso portfólio e auxiliar a expansão da indústria têxtil brasileira”, assinala Boaventura.

Um dos objetivos da Rhodia é dobrar o volume de vendas de produtos têxteis com inovações. Até 2018, os produtos lançados há menos de 5 anos representarão em torno de 40% do faturamento dessa área de negócios da empresa.

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