Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2008 - 12:27

Tanques de combustível da Unipac antecipam tendências


A Unipac já disponibiliza às montadoras e ao mercado de autopeças tanques de combustível adequados para uso de biodiesel B5, se antecipando às determinações legais, que entrarão em vigor somente em cinco anos.

Em 2008, o uso de biodiesel será obrigatório no País. O novo combustível já é uma realidade e a Unipac, empresa do Grupo Jacto, reconhecida por prover soluções, se antecipou à legislação, adequando toda sua linha de tanques de combustível de plástico às características das misturas que serão exigidas daqui a cinco anos.

A lei 11095/2005 estabelece que a partir de janeiro de 2008 é obrigatória a adição de 2% de biodiesel ao diesel convencional – chamado B2 – e, em 2013, o limite mínimo de adição será de 5% - o B5. O B2 já é utilizado no País e representa um mercado em torno de 800 milhões de litros do combustível ao ano. Entretanto, estima-se que o B5 possa ser comercializado já em 2010 e, para tanto, os tanques desenvolvidos pela Unipac desde já estão aptos a atender também ao biodiesel B5, que tem um potencial aproximado de 2 bilhões de litros anuais.

À frente do mercado - Tanto os testes laboratoriais quanto os experimentos pilotos com os produtos confirmaram a qualidade e os benefícios dos tanques para biodiesel fabricados pela Unipac. A formação de um Grupo de Estudos ligado ao Programa Nacional de Produção e uso do Biodiesel, do Governo Federal, do qual a Unipac fez parte, permitiu a determinação dos parâmetros essenciais ao desenvolvimento de produtos específicos para o novo combustível. “Temos flexibilidade industrial para produzir todas as necessidades do mercado, de acordo com as tendências e demandas. Nesta pesquisa, além de sair na frente, adquirimos know-how em termos de produto para atender o novo combustível. Agora, todas as linhas de tanques da Unipac estão compatíveis aos requisitos da lei para B5, o que se traduz em tranqüilidade para nossos parceiros e clientes”, comemora Marcos Antonio Ribeiro, vice-presidente da Unipac.

Tendência mundial - Desenvolvido para ser um substituto dos derivados do petróleo e reduzir a emissão de poluentes, o biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por meio de diferentes processos, a partir de gorduras animais ou óleos vegetais, como os de mamona, dendê, girassol, babaçu, entre outras espécies. Um dos benefícios da medida é a emissão 7% menor de monóxido de carbono e 10% menos de fumaça em comparação aos veículos que utilizam o diesel convencional.

O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo como combustível ou gerador de energia, mas pesquisas para o uso do produto em maiores proporções, como do B20 – 20% biodiesel – ainda estão em fase inicial. A experiência e o sucesso do Brasil com o desenvolvimento e produção de álcool combustível, cuja tecnologia elimina o uso do petróleo, o coloca na vanguarda das pesquisas também com o biodiesel.

Experiência e inovação - Com mais de 30 anos de atividades, a Unipac tem em seu portfolio tanques com capacidades entre 100 e 600 litros, fabricados de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), PEAD APM (polietileno de alta densidade e alto peso molecular), entre outras matérias-primas, muitos são desenvolvidos sob medida. Os tanques plásticos apresentam a vantagem de não corroerem pela utilização do óleo diesel e não contribuírem para a danificação da bomba e do bico injetor. Os itens podem ser fornecidos originais de fábrica e não exigem reposição, pois possuem vida útil semelhante à durabilidade de ônibus e caminhões, entre 10 e 15 anos. Porém, os tanques podem atender também o mercado de reposição. Todos os itens recebem garantia de qualidade de um ano.

A empresa possui um departamento de Desenvolvimento de Novos Produtos, Processos e Materiais, que conta com uma diretoria específica e uma equipe de profissionais que acompanham as mais recentes tendênci as do mercado de transformação de plásticos. Engenheiros capacitados e softwares sofisticados garantem a oferta de opções inovadoras e de alta performance dentro do mercado nacional e internacional.

Perfil da Unipac - Há mais de 30 anos, a Unipac foca seus objetivos estratégicos no segmento de transformação de plástico e no fornecimento de resultados sistêmicos, de bens e serviços, aos seus parceiros. Tem como propósito prover soluções inovadoras, que integram serviços e tecnologias de aplicação de polímeros e agregam valor à cadeia. É referência para empresas nacionais e internacionais e considerada uma das indústrias mais completas do país, pois executa oito processos de transformação em seu parque fabril: Sopro, Injeção, Injeção Espumada Estruturada, Extrusão, Termoformagem, Rotomoldagem, Borracha e Cerâmica. Atua nas especialidades de: embalagens para indústrias agroquímicas, fotoquímica, alimentícia, higiene e limpeza, entre outras; automobilístico e autopeças - componentes técnicos; agropecuária, consumo e laticínios; área médica, odontológica e laboratorial; soluções logísticas; e componentes técnicos feitos de borracha e cerâmica para indústrias de alta tecnologia. Conta com cerca de 1000 funcionários e 126 máquinas de transformação de plástico, instaladas em um total de 30.000 m2 de área construída, nas três unidades fabris no Estado de São Paulo, sendo uma in house.

Seu centro de pesquisa de engenharia avançada de materiais e processos plásticos antecipa as necessidades de seus clientes, com soluções completas e individualizadas. A Unipac já desenvolveu mais de 2.000 moldes dos mais variados tamanhos, pesos e geometrias, numa variação de produtos que vão desde frascos de 60 ml, até tanques de 5500 litros.

A Unipac integra o Grupo Jacto, formado por empresas que atuam nos ramos agrícola, de transportes, equipamentos para limpeza (alta pressão), ferramentaria e meio ambiente. | Telefone: (11) 4166-4260 | Site: www.unipac.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira