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23/06/2016 - 08:38

A thyssenkrupp leva inovação para a mobilidade dos passageiros do RIOgaleão


Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. A empresa instalou 126 equipamentos para atender um público estimado em 17 milhões de passageiros/ano; dentre eles a maior esteira da América Latina com 100 metros de extensão.

A thyssenkrupp está presente em mais uma importante obra de mobilidade e infraestrutura urbana, o RIOgaleão —Aeroporto Internacional Tom Jobim. A estimativa do RIOgaleão, formado pelas empresas Odebrecht Transport, Changi e Infraero, é de receber 17 milhões de passageiros/ano.

Para a mobilidade dos passageiros, a thyssenkrupp instalou 126 equipamentos, sendo 58 pontes de embarque, 25 elevadores, 21 escadas rolantes, 14 esteiras rolantes e oito plataformas elevatórias. Desse total, 60 equipamentos foram especificados para o novo Píer de Embarque, obra de expansão do Terminal 2. Os demais — 66 equipamentos — foram para a reforma dos terminais TPS 1 e 2.

“A partir de tecnologias inovadoras, buscamos atender às necessidades das cidades brasileiras, a partir de diferentes projetos de mobilidade urbana. A obra do RIOgaleão é uma referência importante por ser a porta de entrada de milhares de pessoas de todo o mundo”, afirma Esteban Marco, vice-presidente de Obras Especiais da área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil.

Todos os equipamentos possuem tecnologia de ponta e são equipados com modernos sistemas de economia de energia; além de design que se harmoniza com os espaços novos e reformados do aeroporto.

No novo Píer está em operação a maior esteira rolante da América Latina com 100 metros de extensão. A esteira vai levar os passageiros aos terminais 1 e 2 de embarque e desembarque a uma velocidade de 0,65 metros por segundo. Além do conforto que proporciona aos passageiros, a esteira do modelo Orinoco agrega valor ao reduzir o consumo de energia quando não está em operação, a partir do sistema standy-by. Com esta tecnologia, a esteira fica praticamente parada quando não está em uso e a velocidade só aumenta gradativamente quando um passageiro for usar o equipamento. O mesmo sistema está presente nas escadas rolantes Velino que podem transportar até 9 mil pessoas/hora.

As pontes de embarque são do modelo Apron Drive, o mesmo que a empresa possui nos principais aeroportos do mundo, como o de Frankfurt, Paris, Nova York, Shangai e Hong Kong, entre outros. Este modelo tem capacidade para atender o maior avião em operação no mundo, o Airbus A 380. O diferencial está na capacidade de elevação. Para atingir o andar superior da aeronave, as pontes de embarque alcançam uma altura equivalente ao 3º andar de um edifício, cerca de oito metros.

Os elevadores são do modelo synergy que operam com as máquinas gearless, tecnologia que economiza energia (até 35% em comparação com os modelos convencionais) e não precisam de óleo durante a manutenção, contribuindo com a preservação do meio ambiente. A plataforma Easy Vertical, projetada para facilitar a locomoção de pessoas que usam cadeia de rodas, completa o portfólio de equipamentos para o RIOgaleão.

A thyssenkrupp está presente com cerca de 280 equipamentos instalados nos principais aeroportos do País, como o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo; o Aeroporto Internacional de Brasília, na capital federal; e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Minas Gerais, entre outros.

A thyssenkrupp —A área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil é uma das maiores fabricantes de tecnologias de elevação no País. O parque fabril e a matriz estão instalados em Guaíba, Rio Grande do Sul. A empresa emprega cerca de quatro mil funcionários e registrou faturamento 1,2 bilhão de reais (ano fiscal 2014/2015). A fábrica atende o mercado nacional e também exporta para a América Latina. No Brasil, são 63 filiais e postos de serviços localizados em diferentes capitais e cidades brasileiras, garantindo cobertura nacional na manutenção de elevadores, escadas e esteiras rolantes.

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