Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2016 - 08:38

Os setes passos para uma gestão eficientes de pessoas no Varejo

Em uma palestra que proferi em uma importante feira de automação para varejo, uma pergunta surgiu ao final: "Como obter o máximo das pessoas em meu negócio?". Este é um questionamento que sempre recebo em palestras ou trabalhos e deve passar pela sua cabeça também.

Pensando em responder a este questionamento, separei sete passos que utilizo nas empresas:

1) Invista na Seleção e Recrutamento: ter as pessoas certas significa selecionar aquelas que estão alinhadas e acreditam na missão da empresa. Defina bem qual perfil de pessoas você deseja para o seu negócio, quais experiências e técnicas devem possuir, e então comece a buscar. Contratar por necessidade sai muito caro. Contrate por alinhamento.

2) Dê as Boas Vindas: vai além de um kit com um informativo. É nessa hora em que você deixa claro as regras da empresa, quais os papéis e responsabilidades, insere a pessoa no time. Quando isso acontece, ela inicia um processo único de aceitação da empresa, e que irá marcar sua trajetória para o resto da vida profissional.

3) Capacitação Inicial: antes de colocar a pessoa em campo, forneça capacitação para a função que irá exercer, seja em sala de aula, seja na pratica. Essa ação valoriza o colaborador, faz com que ele aprenda os processos corretos, sem vícios. A empresa tem a oportunidade de manter a homogeneidade das rotinas e garantir que a execução será realizada da maneira correta.

4) Avalie com Frequência: de acordo com a política de avaliação, sempre forneça o feedback aos colaboradores, orientado-os e reconhecendo seus resultados. Ter indicadores de desempenho é fundamental para que o colaborador saiba onde está posicionado e onde pode chegar.

5) Tenha Um Plano de Carreira: todos devem vislumbrar onde podem chegar e como podem chegar dentro de uma empresa. O plano de carreira dá visibilidade da política de crescimento e remuneração, estimula e engaja as pessoas, por saberem as regras claras do negócio.

6) Capacitação Constante: quanto mais horas de capacitação os colaboradores tem, melhor é o desempenho da empresa, mais sentem-se valorizados e consequentemente os resultados são melhores. Desde capacitações técnicas a capacitações interpessoais, o importante é investir no colaborador e registrar estes momentos através de fotos, certificados, entre outras ações.

7) Ouça As Pessoas: ter um canal aberto de comunicação é vital para que as pessoas sintam-se em um ambiente participativo e colaborativo. Estabelecer programas de ideias fomenta o envolvimento das pessoas no negócio, nos processos, e quem está na operação tem na maioria das vezes uma solução ou um jeito simples que vá de encontro com o produto ou serviço, e principalmente, com o cliente.

O varejo que ainda vê as pessoas apenas como um número, serão tratadas da mesma forma. Os colaboradores são a espinha dorsal e parte viva do negócio que tem interação constante com os clientes, fornecedores, sociedade e acionistas. Sua ação sincronizada leva a um resultado continuo de satisfação e alinhamento de propósitos, e que hoje tornam-se um diferencial competitivo. Enquanto uns cortam despesas através das pessoas, outros investem em pessoas. Quem terá o melhor resultado?

. Por: Anderson Ozawa, possui experiência de 20 anos em Prevenção de Perdas, Gestão de Operações, Gestão de Estoques, Gestão de Riscos, Auditoria Interna e Segurança, com resultados de redução de perdas de estoque em média na ordem de 20% ao ano, em todas as empresas de atuação, com manutenção da garantia da receita e estruturação da área. Atualmente, é diretor de Prevenção de Perdas e Gestão de Varejo em importante empresa brasileira de consultoria e auditoria, conduzindo projetos e serviços de prevenção de perdas em diversos segmentos do varejo e também na indústria. Criador da metodologia exclusiva Pentágono de Perdas® para gestão de prevenção de perdas e processos no varejo, é especialista em gestão de alta performance. Professor convidado da FIA – Fundação Instituto de Administração, para cursos de Pós Graduação e MBA e professor universitário da Anhanguera, para cursos de graduação, nas disciplinas relacionadas à Administração, Auditoria. Palestrante, coach e autor de diversos artigos publicados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira